PARTNER FOR CULTURAL EXCHANGE PROJECT:
the sequel
Resumo
Sentem-se as consequências sem precedentes da pandemia da COVID-19 em todos os setores da sociedade, incluindo serviços para equidade de discentes, aulas oferecidas online, treinamentos para docentes, até as necessidades básicas e serviços de apoio psicológico. Alguns dos desafios que têm impactado a vida acadêmica são tratados na descrição deste projeto de intercâmbio cultural, criado para remediar a diminuição da prática oral no aprendizado de uma segunda língua e como consequência da súbita mudança do formato presencial para o remoto. O Projeto Parceiro para Intercâmbio Cultural promove conversação entre estudantes universitários dos Estados Unidos em aprendizado de Português e estudantes falantes nativos do Brasil. O Projeto alinha os resultados de aprendizado com as ferramentas, as estratégias de ensino e a avaliação para otimizar qualidade na experiência de ensino e aprendizagem. Para tanto, associa a Taxonomia de Bloom à teoria de Aprendizagem Baseada em Projetos, e a aplicação do Planejamento Reverso permite tal alinhamento durante o processo, que pode ser verificado no mapa de curso. O Projeto consiste em uma série de interações pautadas em tópicos previamente selecionados e gravadas pelo Zoom©. Os participantes preparam questões como guia para as interações e podem inserir aspectos de interesse próprio durante as conversas.
Downloads
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.