A ENCARNAÇÃO DE DEUS:

uma nova possibilidade para pensar o humano em Hegel

  • Fabiano Veliq PUC Minas
Palavras-chave: Humano, Deus, Fenomenologia do Espírito, Religião

Resumo

O conceito de encarnação que Hegel propõe na Fenomenologia do Espírito é uma nova leitura do tema no contexto do século 19 e abrirá possibilidades grandiosas para a teologia daquele século, pois evidencia uma leitura radical do conceito de Kenosis bíblica evidenciando que na encarnação o que é revelado é a plena união entre o divino e o humano. Na pessoa singular do Cristo estaria sendo explicitada esta união entre Deus e humanidade de uma forma visível. Dessa forma Hegel está abrindo a possibilidade para uma nova relação do homem com Deus, pois na encarnação o infinito se mostra na finitude em formas determinadas. A abertura para uma nova compreensão do humano encontra aqui um suporte filosófico e teológico excelente. Na encarnação a essência divina assume a natureza humana, faz-se carne, ela torna-se outro de si na presença sensível, uma figura particular da essência divina. Deus se une à humanidade abrindo com isso a possibilidade de pensar um novo mundo plenamente aberto e o lugar da liberdade plena do homem que não tem agora nenhum transcendente sobre si e é, portanto, imbuído de uma responsabilidade única de agir no mundo.

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Biografia do Autor

Fabiano Veliq, PUC Minas

Doutor em Psicologia pela PUC Minas. Doutorando em Filosofia pela UFMG.  Mestre em Filosofia da Religião pela FAJE.

Publicado
16-07-2022
Como Citar
Veliq, F. (2022). A ENCARNAÇÃO DE DEUS: . Sapere Aude, 13(25), 92-100. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2022v13n25p92-100
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER