O HUMANISMO COMO RESPOSTA ÉTICA AO OUTRO HOMEM DE EMMANUEL LEVINAS

Palavras-chave: Ética, Humanismo, Levinas, Estruturalismo, Ontologia

Resumo

Este artigo visa estabelecer o estatuto do humanismo no pensamento de Emmanuel Levinas, um pensador com uma aguçada perspectiva humanista, porém, não aos moldes tradicionais. Abordaremos a crítica que Levinas endereça ao humanismo clássico, na medida em que este não é suficientemente humano e em cujo nome foram cometidas as maiores atrocidades, e também ao anti-humanismo, no qual o filósofo franco-lituano, de modo dialético, ainda encontra algum elemento positivo. Levinas esforça-se para estabelecer uma outra significação ao humanismo, que, na sua concepção, não está fundamentada no Eu e na sua consciência, conforme entendimento prevalente na tradição filosófica ocidental, mas em uma subjetividade ética, que já nasce afetada e inspirada pelo encontro com o outro homem, cujo rosto, em sua total nudez, determina um apelo à responsabilidade incondicional por ele. Portanto, a relação ética é o pressuposto basilar do humanismo do outro homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Victor Campos, PUC Minas

Doutor e mestre em Ciências da Religião, com concentração em Filosofia da Religião, pela UFJF. Possui especialização em Temas Filosóficos pela UFMG e graduação em Filosofia pela PUC Minas. Atualmente, é professor Adjunto do PPGCR PUC Minas. 

Luiz Fernando Dias

Doutorando em Ciências da Religião pela PUC Minas.

Publicado
16-07-2022
Como Citar
Campos, F. V., & Dias, L. F. (2022). O HUMANISMO COMO RESPOSTA ÉTICA AO OUTRO HOMEM DE EMMANUEL LEVINAS. Sapere Aude, 13(25), 63-91. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2022v13n25p63-91
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER