OS ANIMAIS NÃO HUMANOS SOB O JUGO DO NEGACIONISMO CLIMÁTICO:

o olhar da ecologia integral

  • Marco Túlio Brandão Sampaio Procópio PUC-Minas
Palavras-chave: Animais não humanos, Crise climática, Ecologia integral, Aquecimento global, Veganismo

Resumo

A relação humana com a natureza e os animais não humanos é atravessada por uma ética historicamente antropocêntrica. As consequências de uma conduta humana predatória diante do planeta e dos outros seres traz graves consequências para todas as espécies, gerando a atual crise climática que ora aflige a casa comum. Uma das manifestações dessa conduta é a indústria de exploração animal, que se vincula profundamente ao aquecimento global. A partir disso, o presente trabalho, de metodologia qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica, tem como objetivo apresentar as contribuições da Ecologia Integral para a realidade dos animais não humanos no contexto da crise climática. Para isso, inicia-se com as consequências dessa crise para os animais não humanos. Em seguida, discute-se outras éticas possíveis para além da ética antropocêntrica, e os fundamentos conceituais da Ecologia Integral. Por fim, a partir da ótica ecológica, apresenta-se as relações entre a indústria de exploração animal, especialmente a agropecuária, e a crise climática. Conclui-se que a Ecologia Integral contribui para enxergar os vínculos profundos entre a forma do ser humano se relacionar com a casa comum e com todos os seres e a atual crise climática, oferecendo, também, caminhos de mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Túlio Brandão Sampaio Procópio, PUC-Minas

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2011), graduação em Ciências da Religião pela Universidade Estadual de Montes Claros (2014), e mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2018). Doutorando em Ciências da Religião pela PUC-MG.

Publicado
30-12-2022
Como Citar
Procópio, M. T. B. S. (2022). OS ANIMAIS NÃO HUMANOS SOB O JUGO DO NEGACIONISMO CLIMÁTICO:. Sapere Aude, 13(26), 509-528. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2022v13n26p509-528
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER