“FAENA POÉTICA”

A ação humana constitutiva da pessoa em John Finnis e Julián Marías

Palavras-chave: Ética, Teoria Neoclássica da Lei Natural, John Finnis, Julián Marías

Resumo

Esta pesquisa procurará articular a teoria ética de John Finnis e a perspectiva da vida humana como narrativa desenvolvida por Julián Marías. O problema da pesquisa é sobre a viabilidade dessa articulação, a partir da ação humana enquanto constitutiva da pessoa, e a hipótese será verificada pela análise do caráter autodeterminante das escolhas humanas, segundo Finnis, e o aspecto argumental e dramático da vida humana, articulado por Julián Marías. O artigo foi dividido em três seções: as duas primeiras foram desenvolvidas a partir do método expositivo e a terceira, em que a hipótese foi testada, foi desenvolvida a partir do método dialético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmar Siqueira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Bolsista CAPES. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM. E-mail: gilmarsiqueira126@gmail.com.

Victor Sales Pinheiro, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor da graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Graduado em Direito no Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Coordenador do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Tradição da Lei Natural”. Site: www.dialetico.com.br.

Publicado
14-07-2023
Como Citar
Siqueira, G., & Pinheiro, V. S. (2023). “FAENA POÉTICA”. Sapere Aude, 14(27), 181-201. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p181-201
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##