A DESCONSTRUÇÃO DOS HUMANISMOS EM OS FINS DO HOMEM DE JACQUES DERRIDA

Palavras-chave: Derrida, Heidegger, humanismo, desconstrução, ontologia

Resumo

Esse artigo tem por objetivo mostrar, a partir da discussão sobre a questão do humano, que, a desconstrução da ontologia nos escritos de Jacques Derrida revela uma preocupação ético-política. Mesmo que os desdobramentos dessa práxis ético-política não sejam ainda tão perceptíveis como em seus trabalhos futuros, pretendemos apontar que a desconstrução dos humanismos é, já em Os fins do homem, uma linha de força que marcará a desconstrução derridiana ao longo de toda obra de Derrida. Apresenta-se, assim, como ponto de inflexão importante nessa trajetória a discussão referente ao texto Carta sobre o humanismo de Heidegger, bem como o modo como este, apesar de desmarcar a essência do humano das determinações histórico-metafísicas presentes no humanismo tradicional, permanece, ainda sim, na esteira de uma certa determinação humanista tradicional ao apontar a essência do homem como proximidade ao Ser. Posteriormente, através de um diálogo com Jean Luc-Nancy e Philippe Lacoue-Labarthe, veremos que é a questão do fim dos fins, do objetivo e das perspectivas daqueles que decretam o fim do homem e do humanismo, o que singularizará o pensamento de Derrida, mostrando que todo discurso sobre o fim oculta uma práxis ético-política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Luiza Macedo Costa Bernardo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Filosofia pela UFRJ. Mestra em Filosofia pela Université Paris 8. Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo. E-mail: martha.luiza2017@outlook.com. 

Publicado
26-12-2023
Como Citar
Bernardo, M. L. M. C. (2023). A DESCONSTRUÇÃO DOS HUMANISMOS EM OS FINS DO HOMEM DE JACQUES DERRIDA. Sapere Aude, 14(28), 674-687. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n28p674-687
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT