HISTORICIDADE DO ESTATUTO DA (PÓS)-VERDADE E A COMUNICAÇÃO SOCIAL ESTRUTURADA POR ALGORITMOS:

Novos desafios para a democracia constitucional

Palavras-chave: Filosofia da linguagem, Historiografia, Pós-Verdade, Esfera Pública, Democracia constitucional

Resumo

Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar que, utilizando método dedutivo e a partir de revisão bibliográfica, discute, inicialmente, (i) o modo com que a virada linguística na filosofia elucidou a historicidade de categorias como “verdade” e “mentira” e dos critérios socioculturais de formulação dos juízos de validade, seja no âmbito da comunicação social e política em sentido amplo, seja em âmbito epistemológico – com destaque para o debate no âmbito da historiografia. O trabalho, em seguida, (ii) relaciona estas questões ao fenômeno da “pós-verdade”, no contexto da chamada “segunda mudança estrutural da esfera pública” atualmente em curso, ligada à posição de primazia progressivamente alcançada pela comunicação social pela internet; e analisa os seus impactos sobre as condições estruturais, contingentes e intersubjetivas para a formulação quotidiana de juízos de validade. A partir destas premissas, o trabalho conclui (iii) debatendo alguns dos desafios que este estado de coisas coloca, no tempo presente, para a democracia constitucional e para o direito público no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Freire Azevedo, Professor Assistente (UFOPA); doutorando em Direito, Estado e Constituição (UnB)

Doutorando em Direito pela UnB. Mestre e graduado em Direito pela UFMG. Professor Assistente de Direito Público e Teoria do Direito da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). E-mail: freire.andre@gmail.com.

Publicado
26-12-2023
Como Citar
Azevedo, A. F. (2023). HISTORICIDADE DO ESTATUTO DA (PÓS)-VERDADE E A COMUNICAÇÃO SOCIAL ESTRUTURADA POR ALGORITMOS:. Sapere Aude, 14(28), 557-578. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n28p557-578
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER