A REDE DE DESINFORMAÇÃO NO TWITTER:

Atores influentes e narrativas falsas na pandemia da COVID-19

Palavras-chave: Desinformação, pós-verdade, redes sociais on-line, twitter, Covid-19

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar a disseminação de informações falsas durante a primeira onda da pandemia da Covid-19 no Brasil. O estudo parte da premissa de que vem ocorrendo um aumento no número de fake news que descredibilizam os dados científicos, com maior incidência aos ligados à saúde da população e ao campo político. Nesse sentido, o texto identifica e analisa as principais vertentes que sustentaram o conteúdo da desinformação no contexto da pandemia. Essa abordagem incidiu principalmente sobre as notícias falsas que circularam no Twitter, no período de março a junho de 2020. A linha teórica buscará nas discussões de pós-modernidade (LYOTARD, 1998; BAUMAN, 1999, LEMERT, 2000) e pós-verdade (GOOCH, 2017; CRUZ JUNIOR, 2018; KEYES, 2018; D´ANCONA, 2018), os pressupostos para analisar em que se apoia a onda de desinformação, que circularam nas redes sociais e geraram uma onda de descrédito na área da saúde.A pesquisa oferece um olhar para as narrativas constituídas em torno da doença, empregando como método a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) alinhada à Análise das Redes Sociais (RECUERO et al. , 2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista (UNIP)

Pós-doutora em Comunicação Política pela Universidade de Valladolid (Espanha). Doutora em Ciências Sociais com ênfase em Comunicação Política pela PUC-SP.  Docente titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura das Mídias da Universidade Paulista. E-mail: carla.montuori@docente.unip.br. 

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor e mestre em Ciência Política pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ. Mestre em Comunicação Social pela UFMG. Professor Associado III do Curso de Comunicação Social da UFSJ. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF. E-mail: luizoli@ufsj.edu.br. 

Vinícius Borges Gomes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Doutor em Comunicação pela Universidade Paulista (UNIP). Mestre em Comunicação pela UFJF. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC Minas. E-mail: vini-bg@hotmail.com. 

Publicado
26-12-2023
Como Citar
Fernandes, C. M., Oliveira, L. A. de, & Gomes, V. B. (2023). A REDE DE DESINFORMAÇÃO NO TWITTER: . Sapere Aude, 14(28), 536-556. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n28p536-556
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER