VERSTEHEN E ERKLÄREN

Sobre a distinção entre compreensão e explicação

  • Lucas Dagostini Gardelin Universidade de Caxias do Sul
Palavras-chave: Compreensão, Explicação, Filosofia, Ciência, Filosofia da Ciência

Resumo

RESUMO: O meu objetivo com este artigo é contribuir para a discussão da polêmica científico-filosófica envolvendo os famosos conceitos de compreensão (verstehen) e explicação (erklären). Para isso, divido minha investigação em três seções. Primeiramente, abordo o contexto de surgimento da polêmica e analiso, em especial, as contribuições de Wilhelm Dilthey, responsável por definir as linhas filosóficas gerais da verstehen. Na segunda, mobilizo a reação filosófica à compreensão, especialmente a inspirada pelo empirismo lógico e, dentro desta corrente, pelo pensamento de Carl Hempel. Busco oferecer na terceira e última seção um breve quadro do estado da discussão, que segue, mesmo hoje, viva. A sua presença sinaliza, acima de tudo, um persistente interesse a respeito da existência ou não de particularidades das ciências, especialmente as humanas e naturais, e de suas estruturas metodológicas. Compreender e explicar, portanto, foram sempre concebidas em termos de oposição – juízo sumário que, no entanto, como tentei timidamente assinalar ao final, já não mais colhe louvores unilaterais.

PALAVRAS-CHAVE: compreensão; explicação; filosofia; ciência; filosofia da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Dagostini Gardelin, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul - (PPGDir-UCS). Graduando em Filosofia e graduado em direito pela mesma Universidade. E-mail: ldgardelin@ucs.br.

Referências

REFERÊNCIAS
ABEL, Theodore F. The operation called Verstehen. In: MCCARTHY, T; DALLMAYR, F. (Eds.). Understanding and social inquiry. Indiana: University of Notre Dame Press, 1976, p.81-92.
APEL, Karl-Otto. Analytic Philosophy of Language and the Geisteswissenschaften. Berlin: Springer Science + Business Media, B.V, 1967.
APEL, Karl-Otto. Understanding and explanation. Cambridge, Massachusetts, and London: The MIT Press, 1984.
BAUMBERGER, Christoph; BEISBART, Claus; BRUN, Georg. What is understanding? An overview of recent debates in epistemology and philosophy of science. In: GRIMM, Stephen R.; BAUMBERGER, Christoph; AMMON, Sabine. (Eds.). Explaining understanding: new perspectives from epistemology and philosophy of science. New York and London: Routledge, 2017, p.1-34.
BEISER, Frederick C. The German Historicist Tradition. Oxford, Oxford University Press: 2011.
BEISER, Frederick C. Hermeneutics and Positivism. In: FORSTER, Michael N.; GJESDAL, Kristin (Eds.). The Cambridge Companion to Hermeneutics. New York: Cambridge University Press, 2019, p.133-157.
BRAVER, Lee. Dilthey and Wittgenstein: Understanding Understanding. In: NELSON, Eric S. (ed.). Interpreting Dilthey: critical essays. New York: Cambridge University Press, 2019, p.235-251.
DE REGT, Henk W; LEONELLI, Sabina; EIGNER, Kai. Focusing on scientific understanding. In: DE REGT, Henk W; LEONELLI, Sabina; EIGNER, Kai. Scientific understanding: philosophical perspectives. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2009, p.1-17.
DE REGT, Henk W. Understanding and Scientific Explanation. In: DE REGT, Henk W; LEONELLI, Sabina; EIGNER, Kai. Scientific understanding: philosophical perspectives. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2009, p.21-42.
DILTHEY, Wilhelm. The Construction of the Historical World in the Human Studies. In: DILTHEY, Wilhelm. Selected Writings. Edited, translated and introduced by H.P. Rickman. Cambridge: Cambridge University Press, 1976.
DILTHEY, Wilhelm. Ideas concerning a descriptive and analytic psychology. In: DILTHEY, Wilhelm. Descriptive Psychology and Historical Understanding. The Hague: Martinus Nijhoff, 1977, p.21-120.
DILTHEY, Wilhelm. Introduction to the human sciences. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1989.
DROYSEN, Johann Gustav. Manual de teoria da história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
FAY, Brian. Verstehen and the reaction against positivism. In: MCINTYRE, Lee; ROSENBERG, Alex. (eds.). The Routledge Companion to Philosophy of Social Science. New York and London: Routledge, 2017, p.29-41.
FAYE, Jan. The nature of scientific thinking: on interpretation, explanation, and understanding. London: Palgrave Macmillan, 2014.
FEEST, Uljana. Historical Perspectives on Erklären and Verstehen: Introduction, In: FEEST, Uljana. (Ed.). Historical Perspectives on Erklären and Verstehen. Dordrecht: Springer, 2010, p. 1–15.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2011.
GRIMM, Stephen. How Understanding People Differs from Understanding the Natural World. Philosophical Issues (Noûs supplement), 26, 2016, p. 209–225.
GRIMM, Stephen R.; BAUMBERGER, Christoph; AMMON, Sabine. (Eds.). Explaining understanding: new perspectives from epistemology and philosophy of science. New York and London: Routledge, 2017.
GRONDIN, Jean. Introduction to Philosophical Hermeneutics. New Haven: Yale University, 1994.
HEMPEL, Carl G. The Function of General Laws in the History. In: HEMPEL, Carl G. Aspects of Scientific Explanation and Other Essays. New York: The Free Press; London: Collier-Macmillan Limited, 1965.
HEMPEL, Carl G. Filosofia da Ciência Natural. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974.
KHALIFA, Kareem. Inaugurating Understanding or Repackaging Explanation? Philosophy of Science, 79(1), 2012, p. 15–37.
KHALIFA, Kareem. Understanding, Explanation, and Scientific Knowledge. New York: Cambridge University Press, 2017.
KÖGLER, Hans Herbert; STUEBER, Karsten R. Introduction: empathy, simulation, and interpretation in the philosophy of social science. In: KÖGLER, Hans Herbert; STUEBER, Karsten R. (eds.). Empathy and agency: the problem of understanding in the human sciences, 2000, p.1-62.
MAKKREEL, Rudolf A. Dilthey: philosopher of the human studies. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1975.
NELSON, Eric S. (ed.). Interpreting Dilthey: critical essays. New York: Cambridge University Press, 2019.
OUTHWAITE, William. Understanding social life: the method called Verstehen. London: George Allen & Unwin Ltd, 1975.
RUDNER, Richard. Filosofia da ciência social. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.
SCHARFF, Robert C. More than One “Kind” of Science? Implications of Dilthey’s Hermeneutics for Science Studies. In: NELSON, Eric S. (ed.). Interpreting Dilthey: critical essays. New York: Cambridge University Press, 2019, p.120-143.
STUEBER, Karsten R. Understanding versus explanation? How to think about the distinction between the human and the natural Sciences. Inquiry 55: 17–32, 2012.
UEBEL, Thomas. Opposition to ‘Verstehen’ in orthodox logical empiricism. In: FEEST, Uljana. (Ed.). Historical Perspectives on Erklären and Verstehen. Dordrecht: Springer, 2010, p. 291–310.
UEBEL, Thomas. The development of logical empiricism. In: MCINTYRE, Lee; ROSENBERG, Alex. (eds.). The Routledge Companion to Philosophy of Social Science. New York and London: Routledge, 2017, p.41-54.
VON WRIGHT, Georg. Explanation and understanding. London: Routledge & Kegan Paul, 1971.
ZAGZEBSKI, Linda Trinkaus. Recovering Understanding. In: STEUP, Matthias (ed.). Knowledge, Truth, and Duty: Essays on Epistemic Justification, Responsibility, and Virtue, New York: Oxford University Press, 2001, p. 235–252.
Publicado
12-07-2024
Como Citar
Gardelin, L. D. (2024). VERSTEHEN E ERKLÄREN. Sapere Aude, 15(29), 408-429. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2024v15n29p408-429
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT