VERSTEHEN E ERKLÄREN
Sobre a distinção entre compreensão e explicação
Resumo
RESUMO: O meu objetivo com este artigo é contribuir para a discussão da polêmica científico-filosófica envolvendo os famosos conceitos de compreensão (verstehen) e explicação (erklären). Para isso, divido minha investigação em três seções. Primeiramente, abordo o contexto de surgimento da polêmica e analiso, em especial, as contribuições de Wilhelm Dilthey, responsável por definir as linhas filosóficas gerais da verstehen. Na segunda, mobilizo a reação filosófica à compreensão, especialmente a inspirada pelo empirismo lógico e, dentro desta corrente, pelo pensamento de Carl Hempel. Busco oferecer na terceira e última seção um breve quadro do estado da discussão, que segue, mesmo hoje, viva. A sua presença sinaliza, acima de tudo, um persistente interesse a respeito da existência ou não de particularidades das ciências, especialmente as humanas e naturais, e de suas estruturas metodológicas. Compreender e explicar, portanto, foram sempre concebidas em termos de oposição – juízo sumário que, no entanto, como tentei timidamente assinalar ao final, já não mais colhe louvores unilaterais.
PALAVRAS-CHAVE: compreensão; explicação; filosofia; ciência; filosofia da ciência.
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