O CONCEITO DA VONTADE GERAL:

UM ESTUDO A PARTIR DO VERBETE “ECONOMIA POLÍTICA” DE J.-J. ROUSSEAU

  • Manoel Jarbas Vasconcelos Carvalho
Palavras-chave: vontade geral, economia política, Jean-Jacques Rousseau

Resumo

Ao analisarmos o verbete “Economia política” (1755) de Rousseau ressaltamos a importância do até então ineditismo do conceito da vontade geral na obra do genebrino. Pela primeira vez esta ideia basilar, do pensamento político de Jean-Jacques, ganha contornos. Ainda, nesta época, bastante influenciado pela filosofia de Diderot, em especial, por seu artigo “Direito natural”, Rousseau mostra como a vontade geral é o centro de sua economia política. No entanto, como iremos perceber no verbete, o genebrino desenvolve, em relação ao seu contemporâneo, suas próprias noções da concepção em questão afastando-se gradualmente das ideias de seu parceiro. Nosso propósito, neste estudo, é mostrar, no escrito mencionado, o que é a vontade geral para Rousseau. Para tal, dividimos esta pesquisa em três partes: na primeira, discorremos brevemente sobre a volonté générale no artigo de Diderot; na segunda, analisamos a noção da vontade geral no verbete de Rousseau; e, por fim, mostramos a ingerência de Diderot sobre Rousseau acerca do conceito da vontade geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Jarbas Vasconcelos Carvalho

Pós-Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2952-476X. E-mail: jarbasvc@gmail.com.

Referências

DIDEROT, Denis. D’ALEMBERT, Jean le Rond. Enciclopédia, ou dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios. Volume 4. Organização: Pedro Paulo Pimenta e Maria das Graças de Souza. Tradução: Maria das Graças de Souza, Pedro Paulo de Souza e Thomaz Kawauche. 1ª Edição. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Oeuvres complètes. Bibliothèque de la Pléiade: Éd. Bernard Gagnebin & Marcel Raymond. Paris: Gallimard, 1964. (Tome III).
Publicado
25-11-2023
Como Citar
Carvalho, M. J. V. (2023). O CONCEITO DA VONTADE GERAL: . Sapere Aude, 1(1), 251-265. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p251-265
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER