MORTE, DESEJO E DIREITO
Em torno da filosofia política de Alexande Kojève
Resumo
Alexandre Kojève faz parte de uma brilhante geração de emigrados russos que se deslocaram para a Europa no contexto da Revolução de 1917. Os que leram a Introdução à leitura de Hegel de Kojève e conhecem apenas este seu livro, nada entendem sobre Hegel e, muito menos, sobre o conjunto do pensamento de ambos os autores. Neste ensaio, tomarei Kojève como centro de análise e como filósofo dotado de pensamento próprio, ainda que ele mesmo confesse, em muitas passagens dos seus livros, uma fidelidade a Hegel. Meu objetivo é mostrar que há uma filosofia política em seu pensamento baseada em noções como morte, desejo e direito. Tais noções, desenvolvidas por Kojève, entram em relação para a construção do edifício conceitual concebido como Estado universal e homogêneo, em que os indivíduos, depois de uma luta por puro prestígio, de vida ou morte, se reconhecem e se sentem realizados. A satisfação do orgulho obtida não é exatamente a felicidade, o prazer ou o bem-estar, mas, sim, a consciência da própria finitude.
Downloads
Referências
FILONI, Marco. Le philosophe du dimanche – la vie et la pensée d’Alexandre Kojève.Trad. do italiano Gérald Larché. Paris, Gallimard, 2010.
HEGEL, G. W. F. Linhas fundamentais da filosofia do direito ou Direito natural e ciência do Estado em compêndio. Trad. Paulo Meneses. São Leopoldo, UNISINOS, 2010.
KOJÈVE, Alexandre. Esquisse d’une phénoménologie du droit. Paris, Gallimard, 1981.
___.La notion de l’autorité. Paris, Gallimard, 2004.
___.Atieizm i druguie rabotii. Moscou, Praksis, 2007.
___. Introdução à leitura de Hegel. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro, Contraponto, 2014.
___. Introduction à la lecture de Hegel. Paris, Gallimard, 2017.
___.Atheism. Trad. Jeff Love. New York, Columbia University Press, 2018.
LOVE, Jeff. “Introduction”. In: KOJÈVE, Alexandre. Atheism. Trad. Jeff Love. New York, Columbia University Press, 2018.
___. The black circle – a life of Alexandre Kojève. New York, Columbia University Press, 2018.
TOKAREV, Dimitri. “Les auditeurs russes « inaperçus (Gordin, Tarr, Poplavskij)” In: Revue des études slaves [Online], LXXXVIII-3 | 2017, Disponível em http://journals.openedition.org/res/1263 Acesso em 29 de abril de 2019.
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.