COMPORTAMENTO CRÍTICO NA PERIFERIA DO CAPITALISMO

Leitura de um projeto de Franz L. Neumann & Herbert Marcuse à luz de Roberto Schwarz

  • José Rodrigo Rodriguez UNISINOS
Palavras-chave: Crítica, Razão, Periferia, Emancipação, Marxismo

Resumo

O objetivo deste texto é mostrar que Franz L. Neumann e Herbert Marcuse esboçaram um modelo crítico que se põe em continuidade ao projeto de materialismo interdisciplinar de Max Horkheimer, elaborado nos anos 30. Um projeto que foi levado adiante por ambos na parceria aqui analisada, ainda que Horkheimer, ele mesmo, o tenha abandonado em favor de uma crítica radical da razão. O texto apresenta o pensamento de Horkheimer em sua primeira parte para argumentar em seguida que o projeto de Neumann e Marcuse propõe um modelo crítico que analisa os potenciais emancipatórios da razão de maneira histórica e situada, sem recair em uma crítica abstrata, radical e etnocêntrica da razão. O texto argumenta também que tal característica dos textos de Neumann e Marcuse fica mais clara ao serem lidos da perspectiva crítica de Roberto Schwarz à ideologia da cópia, que mantém afinidades eletivas com uma visão crítica de uma crítica radical da razão, sustentada por Neumann e Marcuse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Rodrigo Rodriguez, UNISINOS

Doutor em Filosofia pela UNICAMP; mestre graduado em Direito pela USP. Professor do PPG (Mestrado e Doutorado) da UNISINOS e Pesquisador Permanente do CEBRAP ligado ao Núcleo Direito e Democracia. E-mail: jrodrigorodriguez@gmail.com.

Referências

ABROMEIT, John. Max Horkheimer and the foundations of the Frankfurt School. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
CARNAÚBA, Maria Érbia Cassia. Teoria Crítica e Utopia. Campinas: UNICAMP, Tese de Doutorado (mimeo), 2017.
HABERMAS, Jürgen. “Observações sobre o Desenvolvimento da Obra de Max Horkheimer”, Revista Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 21, n. 42, p. 273-293, 2007.
HORKHEIMER, Max. “Teoria Tradicional e Teoria Crítica”, In: HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Os Pensadores: Textos Escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, pp. 31-75 ,1989.
MARCUSE, Herbert. Tecnologia, guerra e fascismo: Coletânea de artigos de Herbert Marcuse. Douglas Kellner (org.). São Paulo: UNESP, 1999.
____. “Filosofia e Teoria Crítica”, In: MARCUSE, Herbert. Cultura e Sociedade v.1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, pp. 137-160, 1997.
MARCUSE, Herbet; NEUMANN, Franz L. “Uma História da Doutrina da Mudança Social”, in: MARCUSE, Herbert. Tecnologia, guerra e fascismo: Coletânea de artigos de Herbert Marcuse. Douglas Kellner (org.). São Paulo: UNESP, pp. 139-152, 1999.
___. “Teorias da Mudança Social”, in: MARCUSE, Herbert. Tecnologia, guerra e fascismo: Coletânea de artigos de Herbert Marcuse. Douglas Kellner (org.). São Paulo: UNESP, pp. 153-191,1999.
NEUMANN, Franz L. “A Mudança de Função da Lei no Direito da Sociedade Burguesa”, Revista Brasileira de Estudos Políticos, n. 109, pp. 13-87, 2014.
____. O Império do Direito. Teoria Política e Sistema Jurídico na Sociedade Moderna. São Paulo: Quartier Latin, 2013.
____. Behemoth: The Structure and Practice of National Socialism. Oxford: Oxford University Press, 1942.
OLIVERA, Robespierre de. O Papel da Filosofia na Teoria Crítica de Hebert Marcuse. São Paulo: UNESP, 2012.
RODRIGUEZ, José Rodrigo. Fuga do Direito: um estudo sobre o direito contemporâneo a partir de Franz Neumann. São Paulo: Saraiva, 2009.
SCHWARZ, Roberto. Cultura e Política: Textos Escolhidos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
YAMAWAKE, Paulo Henrique. Caráter e Antropologia em Max Horkheimer. Campinas: UNICAMP, Tese de Doutorado (mimeo), 2015.
Publicado
12-07-2024
Como Citar
Rodriguez, J. R. (2024). COMPORTAMENTO CRÍTICO NA PERIFERIA DO CAPITALISMO. Sapere Aude, 15(29), 218-241. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2024v15n29p218-241
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT