TEORIA TRIDIMENSIONAL DA EVOLUÇÃO
Da evolução das espécies de Darwin ao amor evolucionário de Peirce
Resumo
se na querela histórica entre criacionistas e evolucionistas o que estava em jogo era uma disputa entre teocentristas (criacionismo) e antropocentristas (evolucionismo); idealistas e materialistas. O pragmatismo de Peirce introduzirá o conceito de continuum. O sinequismo, a doutrina da continuidade da realidade, em verdade, busca superar o dualismo. Segundo o sinequismo peirceano, a mente não é uma realidade distinta e oposta ao seu objeto. O sinequismo de Peirce é uma defesa do naturalismo contra o dualismo. Mente e matéria são entes reais e de mesma natureza, interagem e crescem mutuamente. O sinequismo é a resposta peirceana para a indagação de como a vida, o crescimento e a evolução são possíveis. A Teoria Tridimensional da Evolução de Peirce, expressa no opúsculo Evolutionary Love de 1893, busca a harmonia entre o acaso fortuito dos eventos naturais e a previsibilidade dos processos normativos da mente. Da ação mecânica à ação inteligente a evolução genuína é tridimensional, assim, a evolução ticástica e anancástica são formas degeneradas e incompletas do processo evolutivo. A semiose como ação do pensamento que cresce em abstração e generalidade através dos signos, tem no amor criativo seu motor evolutivo, capaz de dar inteligibilidade às forças cegas e mecânicas da natureza.
Downloads
Referências
DAWKINS, Richard. O GENE EGOÍSTA. Trad. Geraldo H. M. Florsheim. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 2001
MENAND, Louis. THE METAPHYSICAL CLUB. Farrar, Straus and Giroux, 1 ed. New York, 2001
PEIRCE, Charles S. CHANCE, LOVE AND LOGIC: Philosophical Essays. Edited and introduced by Morris R. Cohen, Bison Books, Nebraska Press, 1998
SHOOK, John R. OS PIONEIROS DO PRAGMATISMO AMERICANO. Trad. Fabio M. Said. Rio de Janeiro: DP&A, 2002
The Commens Dictionary: Peirce's Terms in His Own Words. New Edition. Retrieved from http://www.commens.org
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.