MUSEU, ESTILO, CRIAÇÃO

A formação das imagens e a idealidade pura na filosofia de Merleau-Ponty

  • Amauri Carboni Bitencourt Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul
Palavras-chave: Museu, Estilo, Criação Artística, Formação de Imagens, Idealidade Pura

Resumo

Há em todo pintor uma linguagem que lhe é própria – seu estilo – que está presente em sua obra e que se constrói ao longo de seu percurso criativo. Contudo, nem mesmo o artista está interessado nessa elaboração. Suas inquietações e interesses são de outro mote. Ao criar suas obras, ele se lança para o ato expressivo e, dessa forma, o estilo se “desenvolve”. A história da arte, entretanto, cristaliza essas imagens e as transforma em obras-primas, as quais são alinhadas nas paredes dos museus, cujo objetivo é o enaltecimento de obra e artista. Este estudo tem, pois, o interesse de mostrar que o estilo de cada pintor acontece no momento em que ele se faz pintor – se põe a trabalhar -  e que o museu, como uma “instituição”, cristaliza as imagens construídas como uma idealidade pura, como se elas pudessem ter sido elaboradas a priori, num ato que somente o artista dominaria. Nosso foco será pesquisar o texto A linguagem indireta e as vozes do silêncio, de Maurice Merleau-Ponty, para refletirmos sobre os pormenores do processo criativo, do estilo e dos museus, bem como acerca da relação destes com aquilo que o filósofo chama de idealidade pura.

 

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Biografia do Autor

Amauri Carboni Bitencourt, Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul

Doutor em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC com a tese "Olhar e Passividade na Pintura Segundo Merleau-Ponty", Mestre e Graduado em Filosofia (licenciatura e Bacharelado); Licenciado em Artes Visuais (licenciatura). Artista Plástico. Professor de Filosofia do Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul. Pós-doutorando em Filosofia na Unioeste - Toledo/PR. E-mail: artesamauri@hotmail.com. 

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Publicado
12-07-2024
Como Citar
Bitencourt, A. C. (2024). MUSEU, ESTILO, CRIAÇÃO. Sapere Aude, 15(29), 494-508. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2024v15n29p494-508
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT