A CRÍTICA DE DIREITA DE NOZICK AO PENSAMENTO DE RAWLS
Resumo
Neste trabalho apresenta-se a principal crítica de direita ao pensamento de Rawls, elaborada pelo filósofo Robert Nozick em seu livro Anarchy, State and Utopia. Nozick defende a teoria da produtividade marginal e que impostos seriam uma maneira de escravidão, frente às ideias redistributivas imputadas pelo autor ao pensamento de Rawls. Nozick é um árduo defensor da ideia de mérito moral, no qual a ideia é que o Estado serviria apenas para a manutenção e segurança dos contratos firmados entre as pessoas – e qualquer Estado maior que esse deveria ser renegado. Contra as críticas de Nozick, pretende-se mostrar que o pensamento rawlsiano está ancorado em uma ideia de cooperação social que permite as pessoas desenvolverem suas qualidades, sem que seus dotes naturais sejam determinantes em suas posições sociais, pois a ideia de mérito moral não pode ser usada para fins políticos. Contra a ideia de Estado mínimo, se argumentará que cabe às instituições sociais (i.e., ao Estado) a divisão social entre os ônus e os bônus que as pessoas terão à disposição em suas vidas, pois justo ou injusto é a maneira como as instituições sociais lidam com as diferenças naturais entre as pessoas.
Downloads
Referências
FREEMAN, S. Justice and the Social Contract. Oxford: Oxford University Press (OUP), 2007a.
FREEMAN, S. Rawls. Abingdon and New York: Routledge, 2007b.
GARGARELLA, R. As teorias da justiça depois de Rawls: um breve manual de filosofia política. Tradução de Alonso Reis Freire. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.
KROUSE, R.; McPHERSON, M. Capitalism, “Property-Owning Democracy” and the Welfare State. In: GUTMANN, A. Democracy and the Welfare State. Princeton: Princeton University Press, 1988.
MAFFETTONE, S. Rawls: an introduction. Cambridge: Polity Press, 2010.
MOURA, J. S.. Avaliando a crítica de Nozick à Uma Teoria de Justiça. In: Bresolin, Keberson; Barbosa, Evandro. (Org.). Temas de Filosofia Política Contemporânea. 1ed.Caxias do Sul: UCS, 2017, v. , p. 121-137.
NOZICK, R. Anarchy, State and Utopia. New York: Basic Books, 2013 [1974]).
POGGE, T. Realizing Rawls. Ithaca and London: Cornell University Press, 1989.
RAWLS, J. A Theory of Justice. Original edition. Cambridge and London: Belknap press of Harvard University Press, 1971.
RAWLS, J. A Theory of Justice. Revised edition. Cambridge: Belknap press of Harvard University Press, 1999 [1971].
RAWLS, J. Political Liberalism. New York: Columbia University Press, 1996 [1993].
STERBA, J.P. In defense of rawls against arrow and nozick. In: Philosophia 7, 293–303 (1978). https://doi.org/10.1007/BF02378816
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.