LEITURA E ESCRITA NA FILOSOFIA

Estratégias dialógico-discursivas para o início da graduação - uma proposta de letramento acadêmico

  • Robson Figueiredo Brito
  • Izabela Silva Moreira
Palavras-chave: Leitura e Escrita, Estratégias Dialógico-Discursivas, Letramento Acadêmico

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão a respeito das estratégias dialógico-discursivas para o início da graduação - uma proposta de letramento acadêmico em uma disciplina curricular do curso de Filosofia: leitura e escrita. Esse campo disciplinar considerado como prática sociocultural, quando inserido no contexto universitário, vai além do simples desenvolvimento de habilidades linguísticas, tornando-se uma experiência integrada na construção do conhecimento e na conexão crítica com o mundo. Na esfera universitária, a leitura e escrita de textos demandam habilidades específicas, como a compreensão do discurso alheio, análise crítica, síntese de informações e construção de argumentos fundamentados, além da percepção das nuances das citações. Além disso, a capacidade de compreender e produzir textos fora do ambiente acadêmico é essencial para uma participação eficaz na sociedade, sendo crucial em várias áreas da vida profissional, pessoal e sociocultural.

 

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Biografia do Autor

Robson Figueiredo Brito

Doutor em Linguística, Licenciado em Filosofia, Professor Adjunto II do Departamento de Filosofia, Coordenador do Laboratório de Extensão, Práticas, Pesquisas, Publicações Acadêmicas e Internacionalização da Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas, responsável pela disciplina Leitura e Escrita no bacharelado de Filosofia. E-mail: robsonbrito@pucminas.br

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Publicado
13-07-2024
Como Citar
Brito, R. F., & Moreira, I. S. (2024). LEITURA E ESCRITA NA FILOSOFIA. Sapere Aude, 15(29), 527-545. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2024v15n29p527-545
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: ÉTICA E EDUCAÇÃO/ETHICS AND EDUCATION

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