HORIZONTES VELADOS
A relação entre mística e autoextermínio
Resumo
A mística diz respeito a uma experiência indizível, refere-se a um modo de olhar a vida e a própria existência sob um horizonte transcendental. Autoextermínio seria uma perda deste horizonte na vida. Uma pessoa que atenta contra si mesma estaria atentando contra o peso e o sofrimento que a vida se tornou ao perder seu sentido mais profundo. O objetivo desta pesquisa é estabelecer uma relação entre mística e autoextermínio, balizada pela possibilidade de se afirmar que o autoextermínio pode ocorrer quando da perda do horizonte transcendental da vida.
Downloads
Referências
MENDONÇA, José Tolentino. A mística do instante: o tempo e a promessa. São Paulo: Paulinas, 2016.
WILDERINK, Vital J.G. Mística e místicos. Editora da Divina Misericórdia: Belo Horizonte, 2004.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. Tradução de Luiz Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: Edusp, 2020
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.