“NÃO MATARÁS”
A perspectiva mistérica da vida humana
Resumo
O presente artigo procura analisar a elaboração tomásica sobre seipsum occidere, conforme a quaestio 64 IIa. IIae, artigo 5 da Suma de teologia. A abordagem sobre o matar-se a si mesmo encontra-se no contexto das virtudes, mais precisamente no tratado da justiça. Nosso texto situa a reflexão ética de Tomás e elabora uma chave de leitura a partir da relação fé e razão, das categorias fundamentais da filosofia tomásica e da concepção de ato humano. Daí, prossegue-se a análise ético-filosófica sobre o suicídio delineando os horizontes de interpretação: a interdependência ontológica da vida, a concepção de ato contra o amor e contra a natureza e, por fim, a noção de ato contra a categoria de ordem. Nossa pesquisa revela-se como perspectiva dialogal fazendo prevalecer sempre o espírito da Universidade.
Downloads
Referências
AQUINO, T. Ente ed essenza. Milano: Rusconi Libri, 1995.
AQUINO, T. Suma Teológica. Vol 1. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
AQUINO, T. Verdade e conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
AQUINO, T. Suma Teológica. Vol 3. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
AQUINO, T. Suma Teológica. Vol 5. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
AQUINO, T. Suma Teológica. Vol 6. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
ARISTÓTELES, Etica nicomachea. Texto grego a fronte. Milano: Rusconi libri, 1993.
GILSON, E. Lo spirito dela filosofia medioevale. 5.ed. Brescia: Morcelliana, 1988.
JOÃO PAULO II, Fides et ratio. 13. Ed. São Paulo: Paulinas, 2010
LOUAND, J. Revisitando Tomás de Aquino – quatro aspectos de Ética e Educação. Revista Caminhando v. 22, n. 1, p. 37-50, jan./jun. 2017.
MARTINES, P. O ato moral segundo Tomás de Aquino. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/9613/9779 Acesso dia 24 de março de 2024.
VASCONCELLOS, M. Filosofia medieval – uma breve introdução. Pelotas: Dissertatio incipiens, 2014.
VAZ, H. C. L. Introdução à ética filosófica 1. 7. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.