Pedagogia do dilaceramento
Resumo
O artigo pretende tratar dos elementos dispostos nos Escritos de Nüremberger e Heidelberger (“Escritos Pedagógicos”) de G.W.F. Hegel, escritos entre 1809 e 1815. Embora os Escritos padeçam de uma aparente assistematicidade são os elementos que lhes dão unidade face às concepções da filosofia hegeliana. Seu tratamento não se restringe ao problema da educação filosófica, mas se refere à formação em geral. Enseja-se problematizar a pedagogia do dilaceramento, em seu sentido de uma compreensão da vida – da vida do espírito – como resistência, como um conjunto de forças que resistem em especial a morte em criterioso processo dialético.
The article intends to address the elements disposed in the Nüremberger und Heidelberger Schriften (“Pedagogical Writings”) by G. W. F. Hegel, written between 1809 and 1815. Although the work suffer from an apparent unsystematic condition, precisely the elements are what gives it unity before the conceptions of Hegelian philosophy. The question ad-dressed is not restricted to the problem of philosophical education, but it regards formation in general. It is intended to problematize the pedagogy of dilaceration, in its sense of com-prehension of life – life of the spirit – as resistance, as a conjunct of forces which resists especially death, in a scrupulous dialectical process.
Downloads
Referências
BICHAT, M.-F. X. Investigaciones fisiológicas sobre la vida y la muerte. Tomo I, Primera Parte, § 1. F. Magendie (Ed). Madrid: Imprenta que fue de García, 1827 (versão eletrônica).
HEGEL, G.W.F. Fenomenologia do espírito (Parte I-II). Tradução Paulo Meneses. Petrópolis: Vozes, 1992.
HEGEL, G.W.F. Escritos pedagógicos. Tradução Arsenio Ginzo. México: F.C.E., 2000.
HEGEL, G.W.F. Diferença entre os sistemas filosóficos de Fichte e de Schelling. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), 2003.
HEIDEGGER, M. Caminhos de floresta. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2002.
KANT, I. “Resposta à pergunta: que é o Esclarecimento?”. In: Textos Seletos. Tradução Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 2ª Ed., 1985.
KANT, I. Sobre a pedagogia. Tradução Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Ed. UNIMEP, 2002.
SCHILLER, F. Poesía filosófica. Tradução Daniel Innerarity. Madrid: Hiperión, 1994.
WERLE, M. A. “Teatro, formação e vida no Wilhelm Meister de Goethe”. In: XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. Salvador: Editora da UESC/EDUFBA, 2004.
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.