O traço do gênero no âmago da intertextualidade e o caráter mimético de Antígona: um diálogo entre Beauvoir, Derrida e Butler
Resumo
Este artigo analisa de forma metodológica o percurso da leitura e a tônica da recepção da tragédia Antígona. Os traços de investigação são pouco lineares e por isso complexos. Por um lado, examina-se a dimensão ambígua da lei, enquanto uma possibilidade de traduzir não apenas o impacto de uma força que transforma e institui, mas que possa implicar “uma falha, uma queda, uma falta, até mesmo um crime”, como menciona Derrida em Torres de Babel. Por outro, nas teses levantadas por Beauvoir e por Butler realçam-se atos performativos de linguagem que nos levam a questionar as bases morais de uma cultura histórica e de um modelo político como figura feminina em seus moldes críticos de representação.
This article analyses, in methodological way, both the course of reading and the question of the reception in the tragedy Antigone. The investigation traits are little linear and, for that reason, complex. On the one hand, the ambiguous dimension of law is examined as a possibility of translating the impact of a transforming and institutionalizing force as well as something that could also imply "a failure, a fall, a lack, even a crime", as mentioned by Derrida in The Tower of Babel. On the other hand, performative acts of language, which lead us to question the moral basis of a historical culture and of a political model as a feminine figure in its critical molds of representation, are highlighted.
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Referências
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