Ensino da Filosofia, na área da Saúde, considerações teóricas e metodológicas: interações possíveis.
Resumo
Esse artigo trata do sentido do ensino de Filosofia, na Saúde, considerando as interfaces possíveis para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem nesse campo de saber. Destaca os fundamentos essenciais na História do Ensino de Filosofia no Brasil e centra sua atenção no trabalho de docentes da PUCMINAS, em especial na organização dos planos de ensino para essa Disciplina A Filosofia trata de pensar a questão existencial humana na saúde e, por essa razão, contribui para o questionamento dos conhecimentos científicos, derivados de posições positivistas, cartesianas, dominantes na saúde, afastando assim o chamado obstáculo epistemológico, que contamina o estudante da área. Aplica-se a Metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo para identificar a concepção de ensino presente no material didático–pedagógico selecionado e realiza-se uma compreensão de sentido desse discurso produzido com base em considerações de Paul Ricoeur. Tem-se que o ensino de Filosofia, na Graduação em Saúde, possibilita o entendimento das competências generalistas encontradas nas Diretrizes Curriculares para as profissões de saúde como, por exemplo, comunicação, tomada de decisão, exercício de liderança, educação permanente. Uma vez articulada com o campo profissional específico, ajuda o aluno em formação organizar, desenvolver sua capacidade crítica - reflexiva, que embasa o processo de aquisição de conhecimentos nas diversas dimensões da relação indivíduo/ sociedade/saúde.
This article deals with the sense of Philosophy education in the Health field considering the possible interfaces for the improvement of the education learning process. It is detached the foundations of the Philosophy Education History in Brazil and it centers its attention in the work of PUCMINAS professors, in special related to the educational plans organization for this kind of discipline. Philosophy treats to think the existential human being question in the health. Therefore, it contributes for questioning scientific knowledge, derived from dominant positions in the health like positivists and Cartesians people that moved away the called epistemological obstacle that contaminates the student in this area. It is applied the Speech of the Collective Citizen Methodology to identify the educational conception in the selected didactic and pedagogical material selected and to understand the sense of discourse produced on Paul Ricoeur considerations. From de results we could find that the Philosophy education, in the Graduation in Health, makes possible the comprehension about general competences pointed in the Curricular Lines for the health professionals as: communication, decision making, leadership and permanent education. Once articulated with the specific professional field, helps the student, in formation, to organize and to develop critical reflexive capability that is a base of the knowledge acquisition process in the many dimensions of the relationship between individual/society/health.
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