A superação epistemológico-metafísica pelo método de Walter Benjamin

  • Francisco Fianco Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo/RS
Palavras-chave: Walter Benjamin, Drama Barroco, Teoria do Conhecimento, Metafísica.

Resumo

O presente artigo tentará dar conta de uma descrição do método postulado por Benjamin no Prefácio da obra Origem do Drama Barroco Alemão. Nele se situam a importância dos conceitos, da representação filosófica das idéias, da salvação dos fenômenos, a teoria do conhecimento como este autor a estruturou. A conceitualização através dos extremos, ao invés da conceitualização a partir do que os diferentes fenômenos particulares têm de comum, vai perpassar todo do livro de Benjamin, que vai buscar nos extremos de cada conceito a possibilidade de definição. Não só este livro como também toda a vida de Benjamin, se atentarmos para a estreita relação que há entre o ato de salvar os fenômenos e construir os conceitos a partir dos extremos, das diferenças, e não da homogeneidade, e a sua prática de colecionador, de salvar as coisas, de amontoá-las, conforme ele descreve em várias partes de sua narrativa da infância em Berlim e na sua paixão por livros que vai levá-lo a colecioná-los ao longo de toda a sua vida. Embora se possa colocar esse tipo de posicionamento como um gesto comum a vários filósofos do início do século, acredita-se que o tema merece uma explicitação mais atenciosa no que diz respeito ao pensamento de Walter Benjamin.

This article will attempt describe the method postulated by Walter Benjamin at the Preface of his main work Origin of German Baroque Drama. There lies the importance of the concepts, the representation of philosophical ideas, the salvation of phenomena, the theory of knowledge as a structured by this author. The conceptualization through extremes, instead of conceptualizing from the different particular phenomena have in common, will pervade the whole book of Benjamin, who will seek at the extremes of each concept the possibility of their own definition. Not only this book but also the life of Benjamin, if looked closely at the connection that exists between the act of saving the phenomena and construct concepts from the extremes of the differences, not the homogeneity, and its practice of collector, to save things, of hoarding them, as he describes in various parts of his narrative of childhood in Berlin and his passion for books that make him to collect them throughout his life. Although one can put that kind of positioning as a gesture common to many philosophers of the early century, it is believed that the subject deserves a more helpful explanation with regard to the writings of Walter Benjamin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Fianco, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo/RS
Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia (2002) e mestrado em Filosofia (2004) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, tendo desenvolvido dissertação de mestrado sobre Walter Benjamin (2004) sob orientação da Profa. Dra. Márcia Tiburi pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-RS e tese de doutorado sobre Nietzsche e a Escola de Frankfurt (2008) sob orientação do Prof. Dr. Rodrigo Duarte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo-RS.
Publicado
22-12-2014
Como Citar
Fianco, F. (2014). A superação epistemológico-metafísica pelo método de Walter Benjamin. Sapere Aude, 5(10), 149-159. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8213
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER