A superação epistemológico-metafísica pelo método de Walter Benjamin
Resumo
O presente artigo tentará dar conta de uma descrição do método postulado por Benjamin no Prefácio da obra Origem do Drama Barroco Alemão. Nele se situam a importância dos conceitos, da representação filosófica das idéias, da salvação dos fenômenos, a teoria do conhecimento como este autor a estruturou. A conceitualização através dos extremos, ao invés da conceitualização a partir do que os diferentes fenômenos particulares têm de comum, vai perpassar todo do livro de Benjamin, que vai buscar nos extremos de cada conceito a possibilidade de definição. Não só este livro como também toda a vida de Benjamin, se atentarmos para a estreita relação que há entre o ato de salvar os fenômenos e construir os conceitos a partir dos extremos, das diferenças, e não da homogeneidade, e a sua prática de colecionador, de salvar as coisas, de amontoá-las, conforme ele descreve em várias partes de sua narrativa da infância em Berlim e na sua paixão por livros que vai levá-lo a colecioná-los ao longo de toda a sua vida. Embora se possa colocar esse tipo de posicionamento como um gesto comum a vários filósofos do início do século, acredita-se que o tema merece uma explicitação mais atenciosa no que diz respeito ao pensamento de Walter Benjamin.
This article will attempt describe the method postulated by Walter Benjamin at the Preface of his main work Origin of German Baroque Drama. There lies the importance of the concepts, the representation of philosophical ideas, the salvation of phenomena, the theory of knowledge as a structured by this author. The conceptualization through extremes, instead of conceptualizing from the different particular phenomena have in common, will pervade the whole book of Benjamin, who will seek at the extremes of each concept the possibility of their own definition. Not only this book but also the life of Benjamin, if looked closely at the connection that exists between the act of saving the phenomena and construct concepts from the extremes of the differences, not the homogeneity, and its practice of collector, to save things, of hoarding them, as he describes in various parts of his narrative of childhood in Berlin and his passion for books that make him to collect them throughout his life. Although one can put that kind of positioning as a gesture common to many philosophers of the early century, it is believed that the subject deserves a more helpful explanation with regard to the writings of Walter Benjamin.
Downloads
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.