A doutrina da união em Plotino

  • Bernardo Guadalupe Brandao Unversidade Federal do Paraná

Resumo

Um dos aspectos mais intrigantes da filosofia escrita nas Enéadas é a doutrina da união da alma com as hipóstases superiores. De acordo com Plotino, a realidade é composta de diversos níveis dispostos em uma relação de anterioridade e posterioridade: o mundo sensível, a Alma, o Intelecto e o Um. Essa visão pode parecer rígida, mas a luz da doutrina da união, a questão toda se torna mais complexa. Alguns textos parecem implicar que a alma pode se unir com o Intelecto e o Um. Mas no que consiste essa união? Como é possível para a alma se unir a essas hipóstases e, de um certo modo, durante essa união, transformar-se nessas hipóstases? Trata-se de uma união real e uma transformação real ou apenas de uma experiência que que se parece como uma união? Como o caminho de ascensão pode problematizar a relação estática entre as hipóstases? Neste artigo, tento investigar esse problema, analisando em primeiro lugar os textos das Enéadas que tratam da união da alma com o Intelecto e, em seguida, alguns textos que dizem respeito a união com o Um.

One of the most interesting aspects of the philosophy written in the Enneads is the doctrine of the union of the soul with the Intellect and the One. According to Plotinus, the reality is composed of several levels disposed in a relation of anteriority and posteriority: sensible world, Soul, Intellect, One. This view may seem a rigid one, but in the light of the doctrine of the union, the whole question becomes more complex. Some texts seem to imply that the soul can become united with the the Intellect and the One. But what is this union? How is possible to the soul become united with these hypostases and, in a certain way, during this union, to become these hypostases? Is it a real union and a real transformation or just an experience that seems like an union? How can the way of ascension of the soul can challenge the static relation between the hypostases? In this paper, I try to investigate these problems, analysing in first place some texts of the Enneads concerning the union of the soul with the Intellect and then, some texts concerning the union with the One.

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Publicado
13-11-2014
Como Citar
Brandao, B. G. (2014). A doutrina da união em Plotino. Sapere Aude, 5(10), 30-45. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8593
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER