A noção de compreensão na filosofia de Sartre

  • Simeao Donizeti Sass UFMG

Resumo

Nossa intenção nesse estudo é demonstrar que a noção de compreensão pressupõe o trabalho constante e infindo de aproximação do fenômeno humano, na linha implementada por Husserl na obra Crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental. A compreensão busca atingir os sentidos dos atos humanos em seu projeto fundamental. Para Sartre, a compreensão do agir humano não pode ser separada das intenções que animam tais ações, desse modo, interpretar as condutas humanas é também resgatar a temporalidade e a historicidade da própria sociabilidade. Por fim, tentamos demonstrar que a compreensão integra um projeto mais amplo de fundar a psicanálise existencial, método criado por Sartre para compreender as obras de grandes escritores que também trabalharam no sentido de decifrar as ações humanas.

Notre intention dans cette étude est démontrer que la notion de compréhension nécessite un travail constant et le rapprochement sans fin du phénomène humain, en ligne mis en place par Husserl dans La crise des sciences européennes et la phénoménologie transcendantale. L'acte de compréhension cherche à atteindre les sens des actes humains par un projet fondamentale. Pour Sartre, la compréhension de l'action humaine ne peut pas être séparé des intentions qui motivent ces actions, ainsi interpréter les comportements humains est également racheter la temporalité et l'historicité de la sociabilité elle-même. Enfin, nous essayons de démontrer que la compréhension partie d'un projet plus large de fonder la psychanalyse existentielle, la méthode créée par Sartre à comprendre les œuvres de grands écrivains qui ont également travaillé à déchiffrer les actions humaines.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simeao Donizeti Sass, UFMG
É docente associado 2 da Universidade Federal de Uberlândia. Leciona atualmente no curso de Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais em regime de exercício provisório. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2002) Concluiu o Pós-doutorado em 2007 na Universidade Federal de São Carlos. O tema da pesquisa de Pós-doutorado foi a teoria sartreana das emoções. Autor do livro O Problema da totalidade na ontologia de Jean-Paul Sartre, EDUFU, 2011. Publicou também ensaios e artigos sobre o pensamento de Sartre. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea Francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento Contemporâneo Francês e Teoria das emoções. Membro do NUPPEC - UFU. Membro do NEPC-UFMG. Membro do GT de Fenomenologia da ANPOF.
Publicado
16-12-2014
Como Citar
Sass, S. D. (2014). A noção de compreensão na filosofia de Sartre. Sapere Aude, 5(10), 223-240. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8769
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER