O trabalho do aluno é aprender [com arte]

  • Flavia Amaral Rezende Faculdades Atibaia, FAAT - Unicamp
Palavras-chave: Estética luckacsiana, aprendizagem, matética, trabalho social, consciência.

Resumo

O fazer para a Matética de Papert não é um fazer qualquer, é um fazer com arte, uma experiência estética. O princípio matético central sugere deixar o aluno “fazer algo de seu interesse”, pois o trabalho do aluno é aprender, aprender com arte. Neste sentido, faz-se necessário conceituar o trabalho para o desenvolvimento do Ser e do Ser Social, em seus aspectos teleológicos, no significado dos processos de tomada de decisão durante o fazer para realizar um determinado fim e suas implicações para a consciência humana para transpormos o paradigma do Fazer e Compreender (cognitivista e epistêmico) para integrar numa única unidade do Fazer ao Ser e Conviver para Compreender, resgatando a ontologia do ser humano em processos educativos. A Matética na abordagem da estética de Lukács adquire um novo significado: tanto o aprender como o ensinar, enquanto trabalhos de alunos e professores, propiciam o desenvolvimento do homem inteiramente. Ao fazer sua obra de arte, alunos (e professor) podem desenvolver a consciência de Si (aprender a ser) ao mesmo tempo que ascendem a consciência Para-Nós (aprender a conviver) para compreender. Simultaneamente a este processo de apropriação, o aluno/professor toma consciência de Si (sua potência e se empodera) e, simultaneamente, ao tomar consciência do valor adicionado de seu trabalho, toma consciência do Ser para-Nós, do sentido social de seu trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Amaral Rezende, Faculdades Atibaia, FAAT - Unicamp
Doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes, UNICAMP, na linha de pesquisa Cultura Audiovisual e Mídia (2011). Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Pós doutora em Educação Matemática, Unesp de Rio Claro (2013). Foco de pesquisa: processos de significação mediada (TIC) e inclusão de jovens no mundo do trabalho. É coordenadora de Novas Tecnologias e professora universitária nas Faculdades Atibaia (FAAT) nos cursos de Comunicação Social e licenciaturas de Artes Visuais e Matemática.  Foco de investigação: Estética; Comunicação: processos de mediação (mediação pedagógica, mediação multimidiática, objetos educacionais multimidiáticos, linguagem multimodal); produção de significado mediado por tecnologias; ambientes virtuais construcionistas; formação de professores universitários em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, inclusão social via digital sobretudo de adolescentes. Atua como pesquisadora e consultora em Educação a Distância nos aspectos de gestão e avaliação no ensino superior, design de ambientes educativos mediados por tecnologia, objetos digitais de aprendizagem e formação de professores.
Publicado
26-06-2015
Como Citar
Rezende, F. A. (2015). O trabalho do aluno é aprender [com arte]. Sapere Aude, 6(11), 338-348. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/9675
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: ÉTICA E EDUCAÇÃO/ETHICS AND EDUCATION