Notas críticas sobre alguns conceitos de Marxismo no século XX

  • Pedro Leão da Costa Neto Universidade de Tuiuti, Paraná

Resumo

Os conceitos de “marxismo soviético” e “marxismo oriental”, como, também, o conceito especular de “marxismo ocidental”, desempenharam um importante papel nas diferentes discussões teóricas e tentativas de reconstrução e avaliação histórica da tradição marxista do século XX. O objetivo do nosso artigo é procurar mostrar, nos centrando em alguns momentos importantes, como a história do surgimento e a sucessiva difusão destes conceitos estão indissociavelmente ligados aos diferentes embates teóricos ocorridos em torno da tradição marxista e que a utilização destes conceitos, de forma acrítica e generalizada, levaram a exclusão da possibilidade de uma crítica sistematizada de grande parte da experiência filosófica marxista do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Leão da Costa Neto, Universidade de Tuiuti, Paraná
Doutor em Filosofia pela Universidade de Varsóvia, Polônia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Tuiuti, Paraná (PPGED-UTP).
Publicado
22-06-2015
Como Citar
Costa Neto, P. L. da. (2015). Notas críticas sobre alguns conceitos de Marxismo no século XX. Sapere Aude, 6(11), 166-174. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/9840
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER