Filosofia do Ser: A tarefa inacabada do pensar

  • Rafael Lourenço Navarro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

As duras críticas feitas por Martin Heidegger ao pensamento objetivante mantém-se como um dos principais legados filosóficos do séc.XX. Para o filósofo alemão, desde que Platão identificou a realidade com a imutabilidade das ideias a filosofia se esqueceu do Ser. Assim, a metafísica que fundamenta o pensamento ocidental configura-se como onto-teo-logia. Ela trata apenas do que pode ser intelegívelmente determinado em sua identidade com as ideias e esquece, portanto, da diferença entre Ser e ente. A metafísica, para Heidegger, trata do ente em geral (ontologia) e para sustentar suas argumentações tem de buscar um ente supremo e primeiro (teologia).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Lourenço Navarro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduando em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Bolsista FAPEMIG com pesquisa filosófica cuja temática engloba Ecologia, Ética, Metafísica, Hermenêutica e Fenomenologia. Membro do Colegiado do Curso de Filosofia da PUC-MG desde 2013.
Publicado
08-07-2015
Como Citar
Navarro, R. L. (2015). Filosofia do Ser: A tarefa inacabada do pensar. Sapere Aude, 6(11), 380-388. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/9983
Seção
COMUNICAÇÕES/COMUNICATIONS