A SEMÂNTICA DOS NOMES PRÓPRIOS NUMA ABORDAGEM METALINGUÍSTICA

  • Josailton Fernandes Mendonça Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Metalinguística. Nomes Próprios. Semântica. Referente. Designador Rígido.

Resumo

O artigo faz a defesa de uma abordagem metalinguística da semântica dos nomes próprios. Nesta perspectiva, procura estabelecer que o significado ou valor semântico dos nomes próprios é dado por uma descrição metalinguística “O portador de ‘N’”, prefixando à descrição a cláusula “Atual”, tal que, a descrição “O atual portador de ‘N’” unifica todos os usos do  nome próprio para fazer referência singular. Considerando que esta descrição é a expressão da única regra linguística que caracteriza o nome próprio como expressão referencial de largo escopo, procuro demonstrar que esta descrição manifesta o sentido em que o nome próprio é um designador rígido de jure.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josailton Fernandes Mendonça, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Doutor de Filosofia pela Universidade Federal do Ceará UFC; professor adjunto II do Departamento de Filosofia da UERN; atua na área de filosofia análitica da linguagem, lógica e metafísica contemporânea.
Publicado
26-12-2016
Como Citar
Mendonça, J. F. (2016). A SEMÂNTICA DOS NOMES PRÓPRIOS NUMA ABORDAGEM METALINGUÍSTICA. Sapere Aude, 7(14), 658-677. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2016v7n14p658
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER