ESSE ESTRANHO/ESTRANGEIRO CONHECIDO QUE NOS HABITA

  • Renata Dumont Flecha Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Filosofia, Ética

Resumo

A Psicanálise se debruça, ao longo de sua história, sobre a temática do estrangeiro, ou ainda, do estranho, que, é ao mesmo tempo um conhecido que nos habita desde sempre. Assim, para encaminhar as reflexões aqui propostas nos remeteremos, inicialmente, a um texto de Freud, de 1919, de nome “Das unheimliche”, ou “O Estranho”. O Estranho se articula com o inconsciente e suas manifestações, que produzem no sujeito um sentimento de ultrapassagem, como se fora atropelado por um outro sujeito que ele desconhece, um estranho, que se impõe em seu discurso. Uma outra manifestação do estranho, em sua, digamos, radicalidade se apresenta através da loucura. O estranho se vincula ao desejo que para a Psicanálise remete a uma ordem simbólica. Ele sempre demarca uma falta e não para um objeto que possa ser empiricamente considerado. Assim, deslocando de objeto em objeto, o desejo desliza em numa série infinita, numa satisfação nunca atingida e para sempre adiada. Freud nos ensinou que o objeto do desejo é um objeto perdido, uma falta, e que esse objeto perdido para sempre, mantém sua presença como falta. A falta é, assim, a condição fundamental do sujeito e de sua humanidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Dumont Flecha, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984), graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é Professora Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Professora Adjunto I do UNIBH. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Psicanálise, Psicologia Social, Religião e suas interlocuções.

 
Publicado
22-07-2017
Como Citar
Flecha, R. D. (2017). ESSE ESTRANHO/ESTRANGEIRO CONHECIDO QUE NOS HABITA. Sapere Aude, 8(15), 116-127. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p116
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##