O ESPAÇO PÚBLICO E A CIDADANIA: CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT

Palavras-chave: Sociedade. Política. Espaço público. Democracia. Cidadania.

Resumo

Neste artigo tomo como objeto de investigação a noção de espaço público na obra da filósofa Hannah Arendt, questão central de seu pensamento, procurando estabelecer uma relação crítica entre sua obra e o contexto brasileiro, vislumbrando uma possível contribuição para pensar a nossa realidade política. Num primeiro momento destaco a formação do pensamento de Arendt, suas influências intelectuais e como, ao pôr em questão sua experiência de vida, criou novas categorias políticas que dessem conta das novas realidades do século XX. Em seguida destaco a constituição do conceito de espaço público, que terá no pensamento clássico grego a arkhé da vida política, baseada na fala e ação de sujeitos que tem na vida coletiva seu télos. Mostro ainda a crítica arendtiana à modernidade, como época de empobrecimento da vida política e confusão entre o mundo público e o mundo privado, tendo neste a razão de ser da sociedade. E por fim, interrogo a importância e as contribuições do pensamento político de Arendt para pensar os desafios da realidade política brasileira. Espaço público, cidadania, direitos humanos, cultura cívica, republicanismo são noções de Arendt, cuja realização está posta no horizonte da sociedade brasileira com vista ao fortalecimento de nossa democracia.

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Biografia do Autor

Evandson Paiva Ferreira, Universidade Federal de Goiás
Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás, com estágio na Université Saint-Louis, de Bruxelas. Professor Adjunto do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica. Área de atuação: Filosofia da Educação.
Publicado
22-07-2017
Como Citar
Ferreira, E. P. (2017). O ESPAÇO PÚBLICO E A CIDADANIA: CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT. Sapere Aude, 8(15), 211-226. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p211
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT