O PROBLEMA DAS METÁFORAS NA CLÍNICA

  • Bruno Vasconcelos de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Denise Viuniski da Nova Cruz Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI-SC.
  • Solange Puntel Mostafa Universidade de São Paulo - USP Ribeirão Preto.
Palavras-chave: Metáforas. Filosofia. Deleuze. Clínica. Literalidade.

Resumo

Este artigo problematiza o uso das metáforas na clínica médica e no ensino da clínica, extrapolando a questão para outros encontros terapêuticos, e destacando a importância da linguagem para as práticas de cuidado em saúde.  Para isso, apresenta dois argumentos teóricos diferentes a respeito da metáfora, figura de linguagem tão significativa para diferentes áreas de conhecimento: argumentos contrários à utilização das metáforas resgatados do texto clássico de Susan Sontag – Doença como Metáfora. AIDS e suas Metáforas, e uma teorização poética favorável às metáforas como forma de expressão e representação de sentimentos de dor e de perda no pensamento de Anatole Broyard – Intoxicated by my Illness and Other Writings on Life and Death. Esses dois resgates teóricos são utilizados para demonstrar a relevância do problema para a prática da clínica.  O artigo concentra-se na questão linguística e na literalidade no pensamento de Gilles Deleuze, alçando as metáforas ao domínio dos conceitos filosóficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Vasconcelos de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pós-Doutor em Filosofia (UFMG, 2016; UFMG, 2014). Doutor em Psicologia Clínica (PUC-SP, 2010). Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP, 2006). Professor do Departamento de Psicologia da PUC Minas. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas (PPGCOM PUC MINAS). Pesquisador do Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo (NEPC-FAFICH-UFMG). Membro do GT Filosofia da Técnica e da Tecnologia (ANPOF). Membro do Grupo CLACSO Governança Pública e Espaços Deliberativos.
Denise Viuniski da Nova Cruz, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI-SC.
Doutora em Educação pela UNIVALI-SC, PDSE King´s College, Londres. Professora de Clínica Médica, UNIVALI, SC.
Solange Puntel Mostafa, Universidade de São Paulo - USP Ribeirão Preto.
Pós-doutora em Filosofia da Educação.  Professora livre-docente do Curso Ciências da Informação, USP- Ribeirão Preto.
Publicado
21-12-2017
Como Citar
Almeida, B. V. de, Nova Cruz, D. V. da, & Mostafa, S. P. (2017). O PROBLEMA DAS METÁFORAS NA CLÍNICA. Sapere Aude, 8(16), 395-411. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n16p395
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER