COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
Resumo
O tema violência na escola não é novo e está na ordem do dia, em nossa sociedade, por essa razão, este artigo trata de apresentar uma experiência de pesquisa-ação a partir da interlocução da Universidade e Escola Pública da Educação Básica em Belo Horizonte. Este trabalho trata de revelar o posicionamento do autor, pesquisador do Núcleo de Estudos da Linguagem, Letramento e Formação (NELLF) referente à realização de Oficinas Educativas concebidas como espaço do vínculo, da participação, da comunicação e da produção e interação social entre alunos do Ensino Médio, professores de Língua Portuguesa da Escola Pública Parceria, estudantes da Graduação e do Mestrado/Doutorado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa, da PUC Minas no Projeto Leitura e Escrita no ensino médio: demandas para a ação e a formação de professores, caminhos para novas práticas. Criou-se oficinas educativas para o combate à violência na escola a partir da escuta atenta de professores e alunos sobre a realidade socioemocional, cultural e pedagógica de uma Escola Estadual, na região oeste, da cidade de Belo Horizonte, que durante a pesquisa esteve em parceria com o curso de Letras e outros cursos de Licenciatura, da referida universidade. O resultado dessa parceria foi dar voz aos alunos do Ensino Médio que participaram das atividades das oficinas em especial a relacionada ao tema: inclusão e exclusão social. Os alunos manifestam o seu posicionamento sobre esse tema e trazem para a cena do espaço escolar como é difícil ter de lidar com as diferenças identitárias que atravessam o seu modo de pensar, agir e dizer no cotidiano escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Violência. Discurso. Identidade. Pesquisa-ação. Oficinas educativas.
Downloads
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.