O SUJEITO QUE CUIDA DO OUTRO: SEUS DISCURSOS E PRÁTICAS EM SAÚDE

  • Maria Angelica Gazzana de Lucena Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Jayme Paviani Universidade de Caxias do Sul -UCS
Palavras-chave: Sujeito. Práticas em saúde. Discursos. Foucault.

Resumo

 A leitura que se pretende aqui realizar é sobre aquele sujeito que cuida do outro, no campo da saúde, tornada campo de problematização, em diálogo com Foucault. Guardado o aspecto de como cada profissional se movimenta nesse campo, se usa ao profissional Enfermeiro o que cuida do outro. Nesse propósito, e para também compreender os seus modos de ser, viver e trabalhar se faz uma aproximação às contribuições de Foucault no que se refere às noções de sujeito, poder, discurso e que se entende podem contribuir para elucidar outros aspectos, no que tange às condições sociais dos espaços em que se encontra o sujeito que cuida do outro. Nesse modo de relatar e abordar esse sujeito que cuida do outro, se remete a referenciais que envolvem a construção discursiva de seu “saber-fazer cuidado” em saúde, ainda que em linhas gerais. O argumento de fundo é o de que esse sujeito que cuida do outro se encontra inserido, histórica e socialmente, na trama complexa das relações e mantido por uma rede de poderes que se observa na atualidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angelica Gazzana de Lucena, Universidade de Caxias do Sul - UCS
Mestra em Filosofia (UCS). Bacharel em Enfermagem,com Pós-Graduação em Educação na Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (SP) e pela Escola de Saúde Pública Sérgio Arouca (FIOCRUZ – RJ).
Jayme Paviani, Universidade de Caxias do Sul -UCS
Doutor em Linguística e Letras, com estudos de Pós-Doutorado em Padova – Itália. Licenciado em Filosofia, Ciências Jurídicas e Sociais. Doutor Adjunto da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Publicado
21-12-2017
Como Citar
de Lucena, M. A. G., & Paviani, J. (2017). O SUJEITO QUE CUIDA DO OUTRO: SEUS DISCURSOS E PRÁTICAS EM SAÚDE. Sapere Aude, 8(16), 522-535. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n16p522
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT