Eratóstenes nos Dias de Hoje e a Crença na Terra Plana

  • Igor Passos dos Santos Escola Santa Marina, São Paulo (SP)
  • João Damázio Vale Carvalho Carvalho Filho Campus de Pedreiras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira Instituto Federal de São Paulo - IFSP - Caraguatatuba
Palavras-chave: História da Ciência. Ensino de Física. Negação da Ciência. Observação experimental. Astronomia.

Resumo

Este artigo analisa a implementação do experimento de Eratóstenes no Brasil dos dias de hoje. A partir de questionamentos trazidos pelos próprios estudantes, foi incorporada a ideia de usar ferramentas tecnológicas de comunicação para a realização de medições do tamanho das sombras de hastes verticais de um metro de altura, geradas pelos raios solares, simultaneamente, nas cidades de Pedreiras - MA e São Paulo - SP, de modo análogo à ideia do experimento proposto por Eratóstenes, na antiguidade, para determinar o tamanho de nosso planeta. Além disso, este trabalho busca refletir sobre as relações do terraplanismo, como movimento de negação da ciência, com o conceito de pós-verdade e sobre a natureza e os métodos utilizados em observações experimentais com características científicas.

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Biografia do Autor

Igor Passos dos Santos, Escola Santa Marina, São Paulo (SP)

Licenciado em Física pelo campus de São Paulo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e docente na Escola
Santa Marina, São Paulo (SP), Brasil

João Damázio Vale Carvalho Carvalho Filho, Campus de Pedreiras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Licenciado em Matemática pelo campus de Pedreiras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo - IFSP - Caraguatatuba

Doutor em Física pela USP e docente do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP),
Brasil

Publicado
25-11-2021
Como Citar
Santos, I. P. dos, Carvalho Filho, J. D. V. C., & Teixeira, R. R. P. (2021). Eratóstenes nos Dias de Hoje e a Crença na Terra Plana. Abakós, 9(2), 95-112. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2021v9n2p95-112
Seção
Artigos completos / Full papers