A Orquestra da Vida Apresenta a Relação entre a Subjetividade e o Ensino de Matemática
A Prática Pedagógica no Novo Palco do Ensino Remoto
Resumo
Este artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de dissertação, que objetivou descrever as linhas de força que perpassam os professores de matemática procurando conexões entre o ensino remoto e a subjetividade deles, ou seja, as experiências vivenciadas pelos sujeitos da pesquisa que criaram marcas em sua prática pedagógica. A pesquisa é motivada pela seguinte questão: Como as linhas de força podem influenciar a prática pedagógica de um grupo de docentes de matemática, durante o período de ensino remoto? Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pelo uso da cartografia da subjetividade, que teve por inspiração estudos apresentados por Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Suely Rolnik, dentre outros, que permite mapear as linhas de força que afetam o sujeito, utilizando para isto métodos variados. A intenção desta pesquisa foi descrever algumas linhas de força, de um grupo de professores de matemática durante o período pandêmico, com isso fizemos uso de um questionário desenvolvido pelo Google formulário, composto por perguntas abertas e uma entrevista não estruturada. Depois de realizados os procedimentos de coleta de dados, foi possível perceber que o período de ensino remoto proporcionou aprendizagens, mas também de muitas dificuldades que muitas vezes destoam de professor para professor, mas que em outras até se coincidem, até porque são sujeitos, vivem e são influenciados por contextos familiares e sociais distintos, mas também compartilham o mesmo contexto educacional, no sentido de possuírem alunos que possuem a mesma visão de mundo, subjetivados por comportamentos e particularidades que destoam de outras gerações.
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