A Orquestra da Vida Apresenta a Relação entre a Subjetividade e o Ensino de Matemática

A Prática Pedagógica no Novo Palco do Ensino Remoto

  • Jamyle Paloma de Oliveira Pereira Universidade Federal de Pernambuco
  • Simone Moura Queiroz Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Linhas de força. Subjetividade. Prática pedagógica. Educação matemática. Cartografia da subjetividade.

Resumo

Este artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de dissertação, que objetivou descrever as linhas de força que perpassam os professores de matemática procurando conexões entre o ensino remoto e a subjetividade deles, ou seja, as experiências vivenciadas pelos sujeitos da pesquisa que criaram marcas em sua prática pedagógica. A pesquisa é motivada pela seguinte questão: Como as linhas de força podem influenciar a prática pedagógica de um grupo de docentes de matemática, durante o período de ensino remoto? Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pelo uso da cartografia da subjetividade, que teve por inspiração estudos apresentados por Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Suely Rolnik, dentre outros, que permite mapear as linhas de força que afetam o sujeito, utilizando para isto métodos variados. A intenção desta pesquisa foi descrever algumas linhas de força, de um grupo de professores de matemática durante o período pandêmico, com isso fizemos uso de um questionário desenvolvido pelo Google formulário, composto por perguntas abertas e uma entrevista não estruturada. Depois de realizados os procedimentos de coleta de dados, foi possível perceber que o período de ensino remoto proporcionou aprendizagens, mas também de muitas dificuldades que muitas vezes destoam de professor para professor, mas que em outras até se coincidem, até porque são sujeitos, vivem e são influenciados por contextos familiares e sociais distintos, mas também compartilham o mesmo contexto educacional, no sentido de possuírem alunos que possuem a mesma visão de mundo, subjetivados por comportamentos e particularidades que destoam de outras gerações.

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Biografia do Autor

Jamyle Paloma de Oliveira Pereira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco

Simone Moura Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru. Líder do Grupo de Pesquisa Diferença (CNPq). Docente permanente do programa de pós-graduação Educação em Ciências e Matemática (UFPE/CAA). Doutora em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro (2015), mestre em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife (2010), especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco - Recife (2006), graduada em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife (2003). Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Diferença e Educação Matemática, Devir Docente, Tendências em Ensino de Matemática, Educação de Jovens e Adultos e Cartografia da subjetividade.

Publicado
06-04-2023
Como Citar
Pereira, J. P. de O., & Queiroz, S. M. (2023). A Orquestra da Vida Apresenta a Relação entre a Subjetividade e o Ensino de Matemática. Abakós, 11(1), 83-103. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2023v11n1p83-103
Seção
Artigos completos / Full papers