Mandacaru Radioativa
Desenvolvimento de uma Atividade Gamificada para o Ensino de Química
Resumo
Promover ações que engajem os estudantes na construção de seu conhecimento em Química, por vezes tem sido um dos maiores desafios para alguns professores. Uma das alternativas que tem se destacado nos processos educacionais é a Gamificação. Nesta pesquisa apresenta-se a construção e aplicação de uma atividade gamificada (AG) para o ensino do conteúdo de radioatividade contextualizado com o intuito de analisar se uma AG pode contribuir para o Ensino de Química Nuclear. Para isso, a pesquisa foi realizada em três etapas: i) revisão bibliográfica sobre a gamificação no Ensino de Química nos artigos de revistas com Qualis A e B em Ensino no período de 2013 a 2016; ii) desenvolvimento de uma AG envolvendo o conteúdo de radioatividade; iii) aplicação da AG. Os resultados, da pesquisa qualitativa, mostraram que somente oito artigos discutiam sobre gamificação no Ensino de Química, e que apenas um artigo envolvia o conteúdo da radioatividade e gamificação. Com os dados da revisão foi possível identificar quais elementos dos games estavam mais presentes nos estudos, contribuindo para a elaboração da AG “Mandacaru Radioativa” que tem como objetivo propiciar a construção do conhecimento químico sobre radioatividade. Com relação à Mandacaru Radioativa, também foi realizada, de forma propedêutica, uma avaliação da atividade identificando suas contribuições para os processos de ensino e de aprendizagem da Radioatividade e sua aproximação com os pressupostos da Aprendizagem Tecnológica Ativa (ATA).
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