Mandacaru Radioativa

Desenvolvimento de uma Atividade Gamificada para o Ensino de Química

  • Alane Conceição Leite e Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Bruno Silva Leite Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Palavras-chave: Gamificação. Ensino de Química. Radioatividade. Metodologias ativas.

Resumo

Promover ações que engajem os estudantes na construção de seu conhecimento em Química, por vezes tem sido um dos maiores desafios para alguns professores. Uma das alternativas que tem se destacado nos processos educacionais é a Gamificação. Nesta pesquisa apresenta-se a construção e aplicação de uma atividade gamificada (AG) para o ensino do conteúdo de radioatividade contextualizado com o intuito de analisar se uma AG pode contribuir para o Ensino de Química Nuclear. Para isso, a pesquisa foi realizada em três etapas: i) revisão bibliográfica sobre a gamificação no Ensino de Química nos artigos de revistas com Qualis A e B em Ensino no período de 2013 a 2016; ii) desenvolvimento de uma AG envolvendo o conteúdo de radioatividade; iii) aplicação da AG. Os resultados, da pesquisa qualitativa, mostraram que somente oito artigos discutiam sobre gamificação no Ensino de Química, e que apenas um artigo envolvia o conteúdo da radioatividade e gamificação. Com os dados da revisão foi possível identificar quais elementos dos games estavam mais presentes nos estudos, contribuindo para a elaboração da AG “Mandacaru  Radioativa” que tem como objetivo propiciar a construção do conhecimento químico sobre radioatividade. Com relação à Mandacaru Radioativa, também foi realizada, de forma propedêutica, uma avaliação da atividade identificando suas contribuições para os processos de ensino e de aprendizagem da Radioatividade e sua aproximação com os pressupostos da Aprendizagem Tecnológica Ativa (ATA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alane Conceição Leite e Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Licenciada em Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Química (2008) e mestre no Ensino de Ciências (2011) pela UFRPE e Doutor em Química Computacional (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do programa de mestrado profissional em Química (PROFQUI) da UFRPE. Docente permanente do programa de pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE. Vice-diretor da divisão de ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química.Coordenador do Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química (LEUTEQ) e do Grupo de pesquisa InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) da UFRPE. Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias no Ensino de Química; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores. 

Publicado
06-04-2023
Como Citar
Silva, A. C. L. e, & Leite, B. S. (2023). Mandacaru Radioativa. Abakós, 11(1), 32-56. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2023v11n1p32-56
Seção
Artigos completos / Full papers