Simuladores de Realidade Mista no Desenvolvimento de Competências na Formação Inicial do Educador Matemático
Elucidações e Questionamentos
Resumo
Este estudo, caracterizado como uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), traz uma investigação relacionada ao uso dos simuladores de realidade mista na formação inicial dos professores que ensinam Matemática. Em uma abordagem exploratória, foram buscados artigos que tratassem da temática dentro da concepção de desenvolvimento de habilidades e competências dos docentes. Assim, foram encontrados vinte e três artigos analisados por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, os quais permitiram conhecer os aspectos de formação docente relacionados à importância do feedback do formador de professores sobre o desempenho do futuro docente no momento da experimentação; à possibilidade de desenvolver práticas de alta alavancagem; além da transposição de aprendizagem para situações reais de trabalho, destacando habilidades de gestão da sala de aula, que envolvem metodologias de ensino-aprendizagem, linguagens e atitudes. O estudo abriu possibilidades para futuras pesquisas, permitindo reflexões e questionamentos sobre as formas emergentes de formação inicial de educadores numa perspectiva tecnológica.
Downloads
Os autores dos artigos detêm o copyright sem restrições e mantêm direitos de publicação nos termos da licença Creative Common 4.0.
Licença Creative Common 4.0 - CC BY
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY