Desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem para o Ensino da Estatística

  • Camila Bertini Martins Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • João Henrique de Araújo Morais Fundação Oswaldo Cruz - Escola Nacional de Saúde Pública
  • Isabele Rejane de Oliveira Maranhão Pureza Centro Universitário CESMAC - FEJAL
  • Flávia Cristina Queiroz Martins Mariano Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Tiago de Oliveira Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Palavras-chave: Estatística. Ensino. Tecnologia da informação e comunicação. Software R.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos o processo de desenvolvimento do Objeto de Aprendizagem "garu estatística", concebido para auxiliar o aprendizado de estatística por alunos do ensino superior. Essa ferramenta foi desenvolvida com base no método ConstruMED de construção de materiais educativos digitais, seguindo os documentos orientadores do Ministério da Educação para os cursos de ensino superior. A linguagem de programação utilizada foi R/Shiny. Shiny é um pacote de software R usado para criar aplicativos da Web interativos e intuitivos sem a necessidade de conhecimento de programação. O aplicativo “garu estatística” apresenta os principais conceitos da estatística descritiva, separados em abas interativas: tipo de variável, distribuição de frequência, medidas resumo e tipos de gráficos. Acreditamos que esse Objeto de Aprendizagem ajudará alunos de graduação a consolidar conceitos básicos de estatística, favorecendo e simplificando o aprendizado. Além disso, o “garu estatística” é uma ferramenta de aprendizagem disponível para todos os professores que desejam utilizá-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Bertini Martins, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutora em Estatística, Docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola Paulista de Medicina (EPM), Departamento de Medicina Preventiva)

João Henrique de Araújo Morais, Fundação Oswaldo Cruz - Escola Nacional de Saúde Pública

Mestre em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)

Isabele Rejane de Oliveira Maranhão Pureza, Centro Universitário CESMAC - FEJAL

Doutora em Nutrição, Docente no Centro Universitário CESMAC, FEJAL

Flávia Cristina Queiroz Martins Mariano, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária, Docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)

Tiago de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutor em Engenharia Elétrica, Docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)

Publicado
03-06-2023
Como Citar
Martins, C. B., Morais, J. H. de A., Pureza, I. R. de O. M., Mariano, F. C. Q. M., & Oliveira, T. de. (2023). Desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem para o Ensino da Estatística. Abakós, 11(1), 125-140. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2023v11n1p125-140
Seção
Comunicações / Communications