Proposta Didática para o Ensino de Matemática do 6o Ano do Ensino Fundamental Utilizando Dados da Pandemia da Covid-19

  • Efraim de Alcântara Matos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião Universidade Federal do Ceará
  • Lucas Matheus Garcia Tôrres Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Palavras-chave: Matemacia. Sequência didática. Literacia científica.

Resumo

Esse trabalho vem oferecer uma proposta didática, pautada na Literacia Científica e na Matemática, como forma de caminhar para uma aprendizagem significativa, direcionada para turmas de sexto ano do Ensino Fundamental. A pandemia da COVID-19 modificou radicalmente diversos contextos da sociedade. Configurou-se, assim, como um fenômeno de cunho social, histórico, cultural, político e econômico, tendo diversas reverberações práticas no currículo escolar. Logo, é papel do docente ajudar os alunos a construir bases científicas e matemáticas que permitam a eles compreenderem como os argumentos e enunciados desses elementos são apresentados, bem como emitir juízo de valor dessas declarações. Disso, apresentamos a construção de uma Sequência Didática, abordando estudos de representação gráfica com os dados relacionados à transmissão, letalidade e mortalidade em decorrência da COVID-19 na cidade, estado e/ou país dos estudantes. Na elaboração desta proposta, articulamos elementos teóricos da Sequência Fedathi (SF) e suas fases (Tomada de Posição, Maturação, Solução e Prova); a Insubordinação Criativa e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com uma metodologia qualitativa do tipo descritiva, utilizamos a metodologia de ensino SF para a promoção de habilidades previstas na BNCC. A proposta aqui apresentada articula diversas bases teóricas para estimular o aluno a refletir sobre os processos científicos e sociais que o circundam e que contribuem para o estímulo à investigação, participação ativa e proposição de mudanças sociais para o mundo enquanto constrói sua aprendizagem. Elementos como a interdisciplinaridade e o uso de tecnologias digitais foram fundamentais para que o professor possa revisar sua prática e para a promoção de uma aprendizagem significativa e insubordinada criativamente nos alunos.

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Biografia do Autor

Efraim de Alcântara Matos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), Polo - Universidade Federal do Ceará - UFC

Lucas Matheus Garcia Tôrres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Mestrando em Ciências Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais - PPGCN da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Publicado
11-04-2023
Como Citar
Matos, E. de A., Scipião, L. R. de N. P., & Tôrres, L. M. G. (2023). Proposta Didática para o Ensino de Matemática do 6o Ano do Ensino Fundamental Utilizando Dados da Pandemia da Covid-19. Abakós, 11(1), 104-124. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2023v11n1p104-124
Seção
Comunicações / Communications