Energia Nuclear:

Um Estado do Conhecimento Envolvendo Dissertações e Teses Voltadas ao Ensino de Física no Período 2000 a 2019

  • Wagner Marcelo Pommer Universidade Federal de São Paulo
  • Eduardo Ferreira Caetano Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Energia nuclear, Ensino, Educação básica, Estado do conhecimento

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular destaca a necessidade de agregar temas da Física Moderna e Contemporânea na educação básica. Neste artigo realizamos um mapeamento de dissertações e teses tematizadas na Energia Nuclear voltados para o ensino de Física. O referencial metodológico utilizado foi o Estado do Conhecimento por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Nesses repertórios encontramos baixo percentual de pesquisas envolvendo energia nuclear na interação com a educação básica e o ensino de Ciências Naturais. Dessas, o sujeito de estudo se concentrou em alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior e professores do Ensino Médio, com foco nas disciplinas de Ciências (Ensino Fundamental), Física e Química (Ensino Médio) e Eletrônica (curso técnico). Destacamos que as pesquisas resenhadas permitiram aos alunos da educação básica, aos licenciandos e aos professores do ensino básico vivenciar uma gama de abordagens diferenciadas, um fator importante para a construção do conhecimento do cidadão e do futuro profissional de ensino. Ainda, tais pesquisas ilustraram a relação entre a prática e a teoria, uma contribuição para o ensino das disciplinas no entorno das Ciências e Física.

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Biografia do Autor

Wagner Marcelo Pommer, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Educação. Docente do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

Eduardo Ferreira Caetano, Universidade Federal de São Paulo

Mestrando em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Publicado
13-11-2023
Como Citar
Pommer, W. M., & Caetano, E. F. (2023). Energia Nuclear:. Abakós, 11(2), 52-66. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2023v11n2p52-66
Seção
Artigos completos / Full papers