Energia Nuclear:
Um Estado do Conhecimento Envolvendo Dissertações e Teses Voltadas ao Ensino de Física no Período 2000 a 2019
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular destaca a necessidade de agregar temas da Física Moderna e Contemporânea na educação básica. Neste artigo realizamos um mapeamento de dissertações e teses tematizadas na Energia Nuclear voltados para o ensino de Física. O referencial metodológico utilizado foi o Estado do Conhecimento por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Nesses repertórios encontramos baixo percentual de pesquisas envolvendo energia nuclear na interação com a educação básica e o ensino de Ciências Naturais. Dessas, o sujeito de estudo se concentrou em alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior e professores do Ensino Médio, com foco nas disciplinas de Ciências (Ensino Fundamental), Física e Química (Ensino Médio) e Eletrônica (curso técnico). Destacamos que as pesquisas resenhadas permitiram aos alunos da educação básica, aos licenciandos e aos professores do ensino básico vivenciar uma gama de abordagens diferenciadas, um fator importante para a construção do conhecimento do cidadão e do futuro profissional de ensino. Ainda, tais pesquisas ilustraram a relação entre a prática e a teoria, uma contribuição para o ensino das disciplinas no entorno das Ciências e Física.
Downloads
Os autores dos artigos detêm o copyright sem restrições e mantêm direitos de publicação nos termos da licença Creative Common 4.0.
Licença Creative Common 4.0 - CC BY
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY