Resolução de Problemas de Cálculo Diferencial e Integral Contextualizados na Engenharia Civil
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, a partir da aplicação de atividades investigativas, na forma de problemas, no contexto da Educação Matemática no Ensino Superior e Educação em Engenharia, cujo objeto foi o ensino-aprendizagem contextualizado de Cálculo Diferencial e Integral. O referencial teórico-metodológico teve como suporte a Resolução de Problemas e a Interdisciplinaridade da Matemática com Engenharia. A problematização se fundamentou na necessidade de entregas didáticas motivadoras e efetivas quanto ao ensino-aprendizagem dos conteúdos das disciplinas de Cálculo. A criação das atividades aconteceu trazendo situações concretas da tecnologia no campo da Engenharia Civil, que demandaram suporte de Cálculo. A análise da aplicação das atividades teve categorias analíticas fundantes, provenientes dos referenciais teóricos adotados, consoante aos critérios em perspectiva metodológica qualitativa. Os resultados encontrados se mostraram satisfatórios quanto ao envolvimento e interação entre os estudantes nas atividades de resolução dos problemas. A motivação dos estudantes foi identificada pela inserção dos conceitos matemáticos no contexto da engenharia e pela promoção de interação entre os mesmos.
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