Resolução de Problemas de Cálculo Diferencial e Integral Contextualizados na Engenharia Civil

  • Renaldo Sodré Universidade FUMEC
  • João Bosco Laudares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Saulo Furletti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-3084-5939
Palavras-chave: Problemas contextualizados, Educação Matemática, Educação em Engenharia, Engenharia Civil, Cálculo diferencial e integral

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, a partir da aplicação de atividades investigativas, na forma de problemas, no contexto da Educação Matemática no Ensino Superior e Educação em Engenharia, cujo objeto foi o ensino-aprendizagem contextualizado de Cálculo Diferencial e Integral. O referencial teórico-metodológico teve como suporte a Resolução de Problemas e a Interdisciplinaridade da Matemática com Engenharia. A problematização se fundamentou na necessidade de entregas didáticas motivadoras e efetivas quanto ao ensino-aprendizagem dos conteúdos das disciplinas de Cálculo. A criação das atividades aconteceu trazendo situações concretas da tecnologia no campo da Engenharia Civil, que demandaram suporte de Cálculo. A análise da aplicação das atividades teve categorias analíticas fundantes, provenientes dos referenciais teóricos adotados, consoante aos critérios em perspectiva metodológica qualitativa. Os resultados encontrados se mostraram satisfatórios quanto ao envolvimento e interação entre os estudantes nas atividades de resolução dos problemas. A motivação dos estudantes foi identificada pela inserção dos conceitos matemáticos no contexto da engenharia e pela promoção de interação entre os mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renaldo Sodré, Universidade FUMEC

Mestre em Ensino de Ciência de Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professor titular da Universidade FUMEC.

João Bosco Laudares, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutoramento na Universidade Federal de Minas Gerais.  

Saulo Furletti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Doutor em Educação, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) .

Publicado
13-11-2023
Como Citar
Sodré, R., Laudares, J. B., & Furletti, S. (2023). Resolução de Problemas de Cálculo Diferencial e Integral Contextualizados na Engenharia Civil. Abakós, 11(2), 67-90. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2023v11n2p67-90
Seção
Artigos completos / Full papers