Uma proposta de modelagem para o cálculo de reservas de contingência e gerencial em projetos de software usando programação linear inteira estocástica DOI 10.5752/P.2316-9451.2012v1n1p50

  • Karline de Valésio Pinto Filho
  • Silvana Bocanegra UFRPE
  • Jones Albuquerque UFRPE

Resumo

Em orçamentos de projetos de software são calculados dois tipos de reservas, de contingência e gerencial, para mitigar riscos previstos e imprevistos, respectivamente. Contudo, a literatura mostra que estes valores são estimados apenas baseados na experiência do gerente em projetos anteriores; assim, com pouco rigor formal e reais perspectivas de acerto quanto a estimativas em projetos que possuem domínios de aplicação distintos dos anteriores executados pela equipe. Este trabalho tem como principal objetivo utilizar um modelo de programação linear inteira estocástica para gerar formalmente cenários de projeto que possibilitem ao gerente estimar tais reservas de forma numérica e mais rigorosa. Como estudo de caso, foram utilizados dados reais de uma fábrica de software do Porto Digital situado na região metropolitana de Recife-PE em cenários de projetos. O modelo matemático foi implementado e solucionado com o auxílio da ferramenta AIMMS (Advanced Interactive Multidimensional Modeling System). Foram utilizados dados de um projeto que já havia sido executado. Os cenários gerados permitiriam não só uma melhor alocação dos recursos reduzindo os custos finais do projeto como possibilitariam calcular estimativas para as reservas de contingência e gerencial de forma mais precisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karline de Valésio Pinto Filho
Possui Mestrado Profissionalizante em Engenharia de Sotware pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, Brasil(2011).
Silvana Bocanegra, UFRPE
Silvana Bocanegra possui graduação em Bacharelado em Matemática pelo Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas Universidade Estadual Paulista (1998), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Matemática-Computacional, com ênfase em Análise Numérica e Otimização.
Jones Albuquerque, UFRPE
Jones de Albuquerque possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), IM Finisher (2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, colaborador ad hoc do C.E.S.A.R. - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, professor do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Software do CESAR.edu e está em pós-doutoramento no Parc Mediterrani de La Tecnologia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, foi diretor de empresa e atua nas áreas de Engenharia de Software e Modelagem Matemática, especificamente nas seguintes linhas: engenharia.
Publicado
30-11-2012
Como Citar
Pinto Filho, K. de V., Bocanegra, S., & Albuquerque, J. (2012). Uma proposta de modelagem para o cálculo de reservas de contingência e gerencial em projetos de software usando programação linear inteira estocástica DOI 10.5752/P.2316-9451.2012v1n1p50. Abakós, 1(1), 50-74. https://doi.org/10.5752/10.5752/P.2316-9451.2012V1N1P50
Seção
Artigos convidados / Invited papers