DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
PERIODICIDADE
Com fluxo contínuo a partir de 2019, a revista @rquivo Brasileiro de Educação também publica números especiais em razão de temas e questões emergentes.
A revista teve periodicidade semestral até 2015 e, de 2016 a 2018, passou a ser editada e publicada quadrimestralmente.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
ACESSO LIVRE INTEGRAL (free access): oferecer acesso livre imediato ao seu
conteúdo integral, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, pois proporciona maior democratização de acesso e de divulgação desse conhecimento. Abrir a possibilidade de cadastramento para a recepção, gratuita, das informações sobre as últimas publicações, via correio eletrônico.
SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
A revista encaminha os artigos a checklist, à apreciação da Comissão Editorial e editores. São avaliadas a originalidade, a adequação e coerência ao escopo de @rquivo Brasileiro de Educação, a relevância do tema, a formatação e a estrutura do texto, a unidade e articulação, a linguagem, a redação e a utilização das normas da ABNT/PUC Minas.
Os trabalhos submetidos passarão por uma avaliação inicial, que contempla: 1) análise em softwares antiplágio (havendo qualquer ocorrência que possa caracterizar plágio, os autores serão imediatamente informados e o processo avaliativo suspenso); 2) verificação de todos os itens listados no checklist para avaliação inicial de trabalhos; 3) verificação da pertinência do texto à linha editorial e ao escopo da revista. Textos em desacordo com qualquer desses itens serão recusados pela Comissão Editorial.
Após essa etapa, seguirá para a avaliação por pares. Os trabalhos que atenderem aos itens acima serão encaminhados, às cegas, a pelo menos dois avaliadores (de instituições diferentes das dos autores), que se orientarão por um roteiro de avaliação.
Para permitir a avaliação às cegas por parte dos pareceristas, é imprescindível que a versão enviada do trabalho não tenha identificação de autoria, inclusive no corpo do texto, rodapé, referências ou nas propriedades do arquivo. Nas citações e referências de obras dos próprios autores, deve-se usar (AUTOR1, ANO) apenas, sem apresentar título ou outras informações sobre a publicação, para preservar o anonimato.