O Cotidiano das Águas no Brincar de Crianças Ribeirinhas e Quilombolas do Baixo Tocantins - PA

  • Eliana Pojo Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Águas. Ribeirinhos-e-Quilombolas. Crianças. Práticas educativas.

Resumo

O artigo aborda o cotidiano das águas em relação aos brincares de crianças ribeirinhas e quilombolas na região tocantina, sendo parte de uma pesquisa, em andamento, que trata das práticas educativas e culturais de povos ribeirinhos-e quilombolas na Amazônia paraense. O percurso investigativo retratou dimensões culturais e ancestrais da realidade social de crianças, logo perpassou compreender suas infâncias, seus saberes; quem são e como vivem esses sujeitos. Para isso, o trabalho se reveste de uma pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando-se de recursos etnográficos visando captar a prática social delas, tomando-as como sujeitos sociais, produtoras de conhecimento e de uma sociabilidade com seus pares e com adultos. Em consequência, foi possível perceber os processos culturais e educativos a partir do ser criança e do viver a infância em condições concretas em que os brincares e as brincadeiras; socialmente construídas se articulam, na maioria das vezes, por meio do convívio com as águas e, tais sinalizações podem ser úteis para pensar possíveis (re)configurações educacionais em contextos rurais na região do Baixo Tocantins/PA.




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Biografia do Autor

Eliana Pojo, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Mestra em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Professora da UFPA, Campus Universitário de Abaetetuba – PA. Licenciada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). 

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Publicado
06-08-2019
Como Citar
Pojo, E. (2019). O Cotidiano das Águas no Brincar de Crianças Ribeirinhas e Quilombolas do Baixo Tocantins - PA. @rquivo Brasileiro De Educação, 6(14), 27-61. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2018v6n14p27-61
Seção
ARTIGOS: DOSSIÊ Infâncias e Crianças da Amazônia: saberes, vivências e educação em diferentes contextos