O papel da Escola para o enfrentamento da Violência Sexual contra crianças nos discursos de professores do Ensino Fundamental em Augusto Corrêa - PA

  • Wellen Renata Costa Santos Universidade Federal Pará
  • Raquel Amorim dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Joana d’Arc de Vasconcelos Neves Universidade Federal do Pará - campus Bragança
  • Marcelo do Vale Oliveira Universidade Federal do Pará - campus Bragança
Palavras-chave: Violência Sexual. Discurso do professor. Papel da Escola.

Resumo

O presente estudo objetivou analisar os discursos de professores sobre o papel da escola para o enfrentamento da violência sexual contra crianças no Ensino Fundamental no município de Augusto Corrêa-PA, Nordeste do Pará. A metodologia de pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados foi o questionário com perguntas semiestruturadas. A amostragem foi constituída por 04 (quatro) professores de uma Escola Municipal de Augusto Corrêa-PA. A análise ocorreu pela organização e tabulação, seguida análise e interpretação dos discursos, com transcrição total ou parcialmente dos discursos mais expressivos. Os discursos dos professores demonstram a compreensão sobre a violência sexual, mas o desconhecimento sobre a Rede de Proteção dos direitos da criança e adolescentes. Neste sentido, eles apresentam em seus argumentos, que o papel da escola limita-se a conscientização, sem apresentar uma ação de protagonista no sentido do atendimento das crianças que já tiveram seus direitos violados. Tais discursos reafirmam a necessidade de formação inicial e continuada que possibilite um conhecimento acerca dos direitos humanos, sobretudo, medidas e ações efetivas para o enfrentamento da violência sexual na escola.

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Biografia do Autor

Wellen Renata Costa Santos, Universidade Federal Pará

Graduanda em Pedagogia. Bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Currículo, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais.


Raquel Amorim dos Santos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Educação (UFPA). Professora Adjunta da UFPA, Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA). Diretora das Áreas Acadêmicas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN (2017-2018). Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). 



Joana d’Arc de Vasconcelos Neves, Universidade Federal do Pará - campus Bragança
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Educação (UFPA). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança e Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia. Vice Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia. Pesquisadora participante do Grupo de Estudo e Pesquisa da Educação do Campo (GEPERUAZ) e Grupo de Pesquisa sobre a Juventude e Representações Sociais da Educação (GEPEJURSE). Pesquisadora da Cátedra Paulo Freire. Integrante do Movimento de Educação de Jovens e adultos na Amazônia paraense.

Marcelo do Vale Oliveira, Universidade Federal do Pará - campus Bragança
Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal do Pará (PPGSA/IFCH/UFPA, 2018). Mestre em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Ambiental, do Instituto de Estudos Costeiros (PPGBA/IECOS/UFPA). Graduado com Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências Sociais, do Instituto de Filosofia e
Ciências Humanas, da Universidade Federal do Pará (FACS/IFCH/UFPA). Atua como Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Pará, lotado no Campus Universitário de Bragança.


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Publicado
06-08-2019
Como Citar
Santos, W. R. C., Santos, R. A. dos, Neves, J. d’Arc de V., & Oliveira, M. do V. (2019). O papel da Escola para o enfrentamento da Violência Sexual contra crianças nos discursos de professores do Ensino Fundamental em Augusto Corrêa - PA. @rquivo Brasileiro De Educação, 6(14), 114-154. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2018v6n14p114-154
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO: Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o projeto Territo