O Papel das Instituições Educativas no Processo de Regeneração Social de Menores Delinquentes na Belém Republicana (1890-1910)

  • Liliane da Silva França Corrêa Universidade Federal do Pará
  • Ricardo Augusto Gomes Pereira Universidade Federal do Pará
  • Adriana Elisa de Alencar Macedo Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Infância. Delinquência Juvenil. Instituições Educativas.

Resumo

Objetiva-se analisar o papel das Instituições Educativas no processo de regeneração social de menores delinquentes em Belém do Pará no período republicano, a partir dos dados da dissertação “A Infância em Processos Judiciais em Belém do Pará: da criminalidade aos discursos jurídico-assistencialistas para a educação do menor desvalido (1890-1930)”. Descreve a constituição da infância brasileira, a relação da infância paraense com a criminalidade e as práticas educativas de instituições educativas de destaque nesse âmbito, como: o Instituto de Educandos Artífices Paraense e a Companhia de Aprendizes Marinheiros, apresentando o pensamento republicano paraense sobre a proposta educacional oferecida aos menores delinquentes, conforme o código penal de 1890.



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Biografia do Autor

Liliane da Silva França Corrêa, Universidade Federal do Pará
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará
(PPGED/ICED/UFPA). Belém/Pará/Brasil.

Ricardo Augusto Gomes Pereira, Universidade Federal do Pará
Mestre em Desenvolvimento Regional (UNITAU). Mestre em Educação pelo Programa de PósGraduação em Educação (PPGED/ICED/UFPA). Belém/Pará/Brasil. 
Adriana Elisa de Alencar Macedo, Universidade Federal do Pará
Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/IFCH/UFPA).
Belém/Pará/Brasil. 

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Publicado
06-08-2019
Como Citar
Corrêa, L. da S. F., Pereira, R. A. G., & Macedo, A. E. de A. (2019). O Papel das Instituições Educativas no Processo de Regeneração Social de Menores Delinquentes na Belém Republicana (1890-1910). @rquivo Brasileiro De Educação, 6(14), 155-180. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2018v6n14p155-180
Seção
ARTIGOS: DOSSIÊ Infâncias e Crianças da Amazônia: saberes, vivências e educação em diferentes contextos