A História de Crianças que viveram o Isolamento Compulsório no Educandário Eunice Weaver em Belém do Pará (1942- 1980)

  • Tatiana do Socorro Corrêa Pacheco Universidade Federal Rural da Amazônia
Palavras-chave: História da Infância-Pará. Cotidiano de crianças. Infância em instituição.

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa realizada no doutorado em Educação que teve como objetivo central explicitar a infância e as experiências educativas de crianças que não possuíam hanseníase, mas viveram isoladas no Educandário Eunice Weaver em Belém/Pará. A singularidade do grupo que frequentou a instituição os tornou atores centrais nesse processo de isolamento, nos direcionando para um estudo que nos possibilitasse apreender e registrar as experiências dos sujeitos que vivenciaram as suas infâncias naquele espaço e tempo. Os procedimentos adotados foram à entrevista em história oral híbrida e temática e a pesquisa documental. Organizamos as fontes orais em temáticas com base nas experiências mais significativas que emergiram das narrativas dos ex-internos sobre a infância e o cotidiano das crianças na instituição, com o intuito de nos aproximarmos da vida das crianças na instituição. Autores como Michel Foucault, Mikhail Bakhtin e Erving Goffman, nos deram aporte para as análises empreendidas. Os resultados da pesquisa revelam uma história de crianças que foram retiradas do convívio com seus familiares e do convívio social, construindo assim uma forma de se vivenciar a infância baseada no isolamento, no controle dos corpos infantis por meio do disciplinamento e da violência física e psicológica.



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Biografia do Autor

Tatiana do Socorro Corrêa Pacheco, Universidade Federal Rural da Amazônia
Doutora em Educação (PPGED/UFPA), na linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (Belém/PA).


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Publicado
06-08-2019
Como Citar
Pacheco, T. do S. C. (2019). A História de Crianças que viveram o Isolamento Compulsório no Educandário Eunice Weaver em Belém do Pará (1942- 1980). @rquivo Brasileiro De Educação, 6(14), 181-215. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2018v6n14p181-215
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO: Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o projeto Territo