Reflexões acerca do Educandário Nogueira de Faria e Bioética: agenciamento de menores na Ilha de Cotijuba-Pará no início do século XX

  • Adriana Elisa de Alencar Macedo Universidade Federal do Pará
  • Liliane da Silva França Corrêa Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Educandário Nogueira de Faria. Bioética. Institucionalização. Infância.

Resumo

Este artigo é resultado de uma investigação em percurso de doutoramento pela Universidade Federal do Pará no programa de Pós-Graduação em Psicologia. Serão analisados os agenciamentos das práticas no Educandário Nogueira de Faria na ilha de Cotijuba no início do século XX, relacionado ao conceito contemporâneo de bioética. Para isso,a análise principal será focada em trechos das três entrevistas realizadas com dois ex-funcionários que possuíram uma relação direta com os menores que por ali passaram e que agenciaram o funcionamento do Educandário e um exeducando, contribuindo para uma reflexão sobre a história da infância abandonada e desvalida na Amazônia paraense em interface com a bioética, em uma época que vigorava a primeira República, na qual, as discussões sobre a institucionalização da infância no Brasil estava em seu auge. 



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Biografia do Autor

Adriana Elisa de Alencar Macedo, Universidade Federal do Pará
Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/IFCH/UFPA). Belém/Pará/Brasil. Bolsista do programa de doutorado-sanduíche no exterior (PDSE edital nº19/2016) – Universidade de Évora. Processo nº88881.134010/2016-01.
Liliane da Silva França Corrêa, Universidade Federal do Pará

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA). Belém/Pará/Brasil.


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Publicado
06-08-2019
Como Citar
Macedo, A. E. de A., & Corrêa, L. da S. F. (2019). Reflexões acerca do Educandário Nogueira de Faria e Bioética: agenciamento de menores na Ilha de Cotijuba-Pará no início do século XX. @rquivo Brasileiro De Educação, 6(14), 216-235. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2018v6n14p216-235
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO: Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o projeto Territo