HISTÓRIA, LITERATURA E ENSINO DE HISTÓRIA: A ESCRAVIDÃO EM MARIA FIRMINA DOS REIS

  • Cleidiane Oliveira Instituto Federal de Minas Gerais
  • Martha Rebelatto Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG - Campus Betim
Palavras-chave: Literatura, Escravidão, Século XIX, Ensino de His´tória

Resumo

As obras e a trajetória de Maria Firmina dos Reis, autora negra maranhense nascida em 1822, ganharam destaque que vem se acentuando desde 1975 em eventos de literatura, publicações e no meio acadêmico. Neste artigo, interessa-nos discutir sobre os usos da literatura, especificamente o romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, nas aulas de História para pensar sobre a temática da escravidão.  O debate busca refletir sobre como o uso da literatura nas aulas de História pode contribuir com o processo de construção de alunos capazes de se apropriar do saber como ferramenta para interpretar o mundo e construir significados na contemporaneidade para os temas estudados. Para isso, analisaremos como a literatura, enquanto fonte para a história, dialoga com a sociedade na qual é produzida, apropriando-se e interferindo no seu tempo histórico, bem como, no caso específico da autora analisada, as condições da contemporaneidade para a releitura de Maria Firmina dos Reis. Pretendemos estabelecer alguns caminhos para trabalhar com a literatura em sala de aula, discutindo problemáticas próprias da História. Por fim, buscamos também problematizar e levar para a sala de aula o fazer do professor-pesquisador e do historiador, com o objetivo de abordar como é construído o saber histórico.

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Biografia do Autor

Cleidiane Oliveira, Instituto Federal de Minas Gerais

Estudante do Programa de Pós-graduação em Educação (doutorado) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Cursou mestrado em Educação e licenciatura em História pela mesma instituição. Foi professora substituta do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Betim. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Profissão Docente - GEPPDOC. Desenvolve pesquisas sobre decolonialidade, ensino de história e formação de professores.

Martha Rebelatto, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG - Campus Betim

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, século XIX, história social do trabalho, ensino de história. Atua como professora de História do IFMG - Campus Betim (2015).

Publicado
03-11-2020
Como Citar
Oliveira, C., & Rebelatto, M. (2020). HISTÓRIA, LITERATURA E ENSINO DE HISTÓRIA: A ESCRAVIDÃO EM MARIA FIRMINA DOS REIS. @rquivo Brasileiro De Educação, 8(17), 384-404. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p384-404