A MODERNIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA DE MINAS GERAIS A PARTIR DO GRUPO ESCOLAR DR. JOÃO PINHEIRO, NO SERRO/MG (1908-1918)
Resumo
Investiga-se o contexto de criação dos grupos escolares em Minas Gerais em seus aspectos legislativos, políticos e sociais. De modo particular, apresenta-se como estudo de caso a inauguração do Grupo Escolar Dr. João Pinheiro e o funcionamento desta escola de instrução pública primária nos seus dez primeiros anos. Explicam-se a modernização e o progresso como ideologias educacionais republicanos e os desafios inerentes à instrução pública, em especial, a pobreza dos meninos e meninas que motivaram a criação da Caixa Escolar. Avalia-se a partir de gráficos estatísticos o cotidiano das matrículas, o cotidiano escolar de alunos e professores, o funcionamento geral da instituição. A metodologia bibliográfica nos levou aos arquivos da escola, aos arquivos da Câmara e aos livros especializados para chegarmos a uma visão geral do contexto estudado. Busca como resultado da pesquisa o detalhamento da instituição e desmascaramento dos conflitos locais que revelam muito sobre o republicanismo brasileiro e suas interfaces com a educação.